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Diário do Comércio online - BH (MG) ( Economia ) - MG - Brasil - 27-11-2015 - 10:53 -   Notícia original Link para notícia
Inadimplentes procuram a CDL-BH para "limpar nome" nome

Campanha para a recuperação de crédito termina nesta sexta-feira


Com a proximidade do Natal, o consumidor belo-horizontino inadimplente que pretende ir às compras e ter a credibilidade de volta na praça terá a última oportunidade nesta sexta-feira para participar da sétima edição da Campanha de Recuperação de Crédito da de Belo Horizonte (-BH). Até quarta-feira, 18.707 pessoas tinham passado na sede da entidade para tentar renegociar os pagamentos em atraso. Desse total, 8.368 conseguiram quitar as dívidas.

De acordo com o vice-presidente da -BH Marco Antônio Gaspar, a média é baixa em relação ao ano passado, quando 40 mil pessoas procuraram a entidade e metade quitou as dívidas. Ele ressalta que o brasileiro tem a cultura de deixar tudo para a última hora e que, em função disso, o número de consumidores que vão tentar renegociar as dívidas hoje pode aumentar. A movimentação de ontem ainda não havia sido fechada.

Uma das vantagens da campanha para quem está com o nome sujo e quer sair dessa situação é que os descontos oferecidos nas negociações podem passar de 70%, fora a possibilidade de parcelamento da dívida. Outro benefício para o consumidor inadimplente é que não precisará desembolsar nenhum valor como entrada para quitar a dívida.

Segundo Gaspar, os 160 associados da -BH participantes da campanha oferecem descontos para os clientes que estão com o pagamento de carnês atrasado ou que emitiram cheques sem fundos. "Muitas pessoas optam por cheques pré-datados na hora da compra em estabelecimentos comerciais como óticas e lojas de móveis", observa.

Caso o inadimplente opte pelo pagamento à vista da dívida, o desconto chega a 45%. Já se preferir o parcelamento de até três vezes, o desconto é de 35%. Em ambas as situações, os valores do saldo devedor já foram corrigidos.


Parcelamento - Fora as empresas associadas à -BH, há outros participantes da campanha como bancos, cujos descontos chegam até 90%, de acordo com Gaspar. o caso da Caixa Econômica Federal, em que os descontos são maiores para pagamentos à vista. "Mas a procura dos consumidores por parcelamento está alta", explica Flávio Santos, gerente de Cobrança do banco. "Só no primeiro dia foram fechados 101 acordos, desses 58% foram parcelados e 42% pagos à vista".

Outra empresa participante, a Dacasa, está oferecendo desconto de até 100% nos juros para quem optar pelo pagamento à vista. "O consumidor também pode parcelar a dívida em até 12 vezes", ressalta Patrick Aguiar, gerente de Cobrança.

Em meio ao cenário recessivo e com previsão de encerramento do ano com queda de 1,5% das vendas, a recuperação do capital por meio da renegociação das dívidas junto aos consumidores traz um pouco de alívio ao comércio varejista, conforme o vice-presidente da -BH.


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
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