Leitura de notícia
Diário do Comércio online - BH (MG) ( DC Franquia ) - MG - Brasil - 26-11-2015 - 11:29 -   Notícia original Link para notícia
Mineira "Um café por favor!" abre em dezembro

O mercado de cafeterias, a despeito da crise, continua em crescimento. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o segmento movimentou R$ 850 milhões em 2014 e deve crescer 20% em 2015. As perspectivas positivas motivam o surgimento e expansão da recém-criada rede de franquias mineira Um café, por favor!. A primeira unidade será inaugurada no próximo mês, em Belo Horizonte.
 
Outras quatro já foram comercializadas e começam a funcionar até janeiro na capital mineira; Ouro Branco, na região Central, e em Santa Catarina. A ideia da marca é oferecer aos clientes diferentes drinks feitos à base de café e pequenos lanches. Segundo a diretora de Marketing, Renata Coutinho, a franqueadora formatou quatro modelos de negócios: bike café, food truck, quiosque e loja convencional.
 
"Sabemos que inaugurar lojas ou quiosques é inviável para muitos, principalmente considerando a atual situação econômica do País", pondera ela. Renata Coutinho acrescenta que todos os formatos podem ser implementados tanto em grandes cidades quanto em municípios do interior, com população mínima de 5 mil habitantes.
 
O valor do investimento inicial varia de R$ 20 mil - para as bikes - até R$ 240 mil. O montante inclui taxa de franquia, despesas com equipamentos, treinamento e reforma do ponto comercial. O retorno acontece em um prazo médio de 18 meses. A expectativa é de que cada franquia gere entre dois e oito postos de trabalho diretos. O tíquete médio estimado é de R$ 8 a R$ 12, conforme o porte da franquia.
 
A franqueadora, por ser mineira, elegeu o Estado como mercado teste para o negócio. A ideia, contudo, é levar a marca não somente para outros estados brasileiros, mas também para o exterior no médio prazo. A diretora de Marketing revela que já recebeu contatos de interessados em São Paulo e Rio de Janeiro, além do contrato firmado em Santa Catarina.
 
A meta é ter 12 unidades em funcionamento até o final do ano, sendo que grande parte delas devem ficar em cidades menores. "Mas as coisas estão acontecendo mais rápido que o esperado. Por isso, já estamos pensando em rever as metas, pois acreditamos que, até dezembro de 2016, podemos ter uma quantidade bem maior de franquias funcionando", comemora a diretora.
 
Ela ressalta que a Um café, por favor! não busca franqueados com um único perfil. De acordo com Renata Coutinho, a empresa está disposta a abraçar investidores com idades e disponibilidade financeira distintas. O essencial, contudo, é que todos sejam apaixonados por café e suas diferentes combinações, bem como facilidade para lidar diretamente com o público diariamente.
 
Lojas - A diretora de Marketing observa que as lojas convencionais podem ser instaladas em rua ou shopping center. A princípio, porém, ela acredita que as operações fora de grandes centros de compras podem ser mais interessantes. "Dessa maneira, o franqueado consegue ter mais liberdade, sem todas as regras impostas pela administração de grandes centros de compras. Além disso, pretendemos estar perto de movimentos culturais, como teatros e cinemas", esclarece.
 
O cardápio das lojas promete ser diversificado, incluindo desde receitas tradicionais, com chantily e chocolate, até uma linha funcional, sem lactose ou açúcar, destinada a aqueles com restrições alimentares. A Archetti Design foi responsável por traçar as estratégias de comunicação, enquanto a Anewton Franchising realizou o estudo de viabilidade da franquia. O Villa Café foi escolhido como fornecedor exclusivo de café.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.