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Diário do Comércio online - BH (MG) ( Economia ) - MG - Brasil - 26-11-2015 - 11:30 -   Notícia original Link para notícia
Rede Oppa chega a Belo Horizonte em janeiro

O conceito Omni-Channel, que propõe uma integração entre lojas físicas e virtuais, ganha mais espaço com o avanço do e-commerce. Essa ideia impulsiona a expansão da rede Oppa, especializada na venda de móveis e acessórios de design para casa. A marca surgiu na internet em 2010 e, desde então, inaugurou sete showrooms próprios. A primeira unidade franqueada abre as portas em Belo Horizonte até o final de janeiro, mas o local ainda não foi definido.
 
Conforme a diretora de Expansão da empresa, Stella Dias, a capital mineira foi escolhida por ser uma das 10 cidades do País com maior participação no comércio virtual da marca. "Acreditamos que o desempenho da unidade possa até superar as expectativas. Cada região tem uma peculiaridade, mas os moradores de Belo Horizonte, apesar da fama de conservadores, são modernos e aceitam bem as novidades", avalia.
 
Stella Dias acrescenta que a meta é ter 20 franquias em funcionamento até o fim de 2016. Desse total, cinco devem ser instaladas em cidades mineiras. Ela revela que, além da Capital, a empresa tem interesse por Juiz de Fora, na Zona da Mata, e Uberlândia, no Triângulo. Fora do Estado, a Oppa já tem inaugurações confirmadas no Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e interior de São Paulo.
 
Para inaugurar uma operação da rede, o investimento mínimo necessário está estimado em R$ 320 mil. O valor não inclui os custos com o ponto comercial, mas contempla taxa de franquia, despesas com reforma da loja, mobiliário, software, treinamento e todo o suporte fornecido pela franqueadora. A previsão é de que o montante seja integralmente recuperado em um prazo médio de 30 meses.
 
A diretora explica que, na comparação com outras marcas do ramo, o capital aportado em uma franquia da Oppa é considerado menor. Isso porque, as unidades não têm estoque. Ou seja, o consumidor analisa o produto, o vendedor faz a venda, mas a entrega é feita por meio de um único centro de distribuição (CD), responsável por atender às encomendas de todas as lojas, inclusive da virtual.
 
Cada franquia emprega, em média, de três a cinco colaboradores. Além de disponibilidade financeira, é desejado que o franqueado tenha perfil empreendedor e identificação com a marca. "Obviamente, é necessário capital para dar início a um negócio. Mas, na prática, o que realmente buscamos é um franqueado interessado em estar à frente da empresa", diz.
 
Estratégia - A ideia de apostar na expansão da quantidade das unidades físicas é complementar as vendas realizadas no ambiente virtual. Na visão de Stella Dias, o tíquete médio das franquias será o dobro daquele desembolsado na operação on-line. "Nos showrooms que já temos, há uma procura muito grande pelos sofás, que são os carros-chefes. Mas, na internet, o consumidor prefere itens mais baratos, como os acessórios", revela.
 
A empresa não está focada em um nicho de mercado específico. Conforme Stella Dias, a marca agrada tanto os jovens, que estão deixando a casa dos pais para adquirir a primeira residência, quanto profissionais bem estabelecidos. Ela afirma que, embora a maior parte da clientela pertença às classes A e B, os preços mais acessíveis permitem à Oppa atender também à classe C.


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