Leitura de notícia
Portal O Tempo ( Economia ) - MG - Brasil - 26-11-2015 - 09:53 -   Notícia original Link para notícia
Helenice Laguardia - Plano diretor de BH




Plano Diretor de BH


O novo Plano Diretor de Belo Horizonte gerou bastante discussão durante o 1º Seminário BH Melhor para Viver, realizado ontem no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte, pelos jornais O TEMPO e Super Notícia, com o patrocínio da Câmara de Vereadores da capital. Há 40 dias em tramitação no Legislativo municipal, o Plano Diretor, segundo o presidente da Câmara, vereador Wellington Magalhães (PTN), é muito polêmico e não pode ser votado a toque de caixa. "Já tivemos a primeira audiência pública e teremos várias discussões ainda", disse Magalhães, sem indicar um prazo de votação em plenário.


Código de Posturas


O presidente da Câmara Municipal, Wellington Magalhães, ficou tão animado com o seminário que pretende fazer outra edição, desta vez abordando o Código de Posturas, e, com certeza, um dos debates mais acalorados deverá ser sobre as multas praticadas atualmente na cidade. "Esse seminário (BH Melhor para Viver) deve ser o primeiro da Câmara, e ele é muito importante, pois quem tem a ganhar é o povo de BH. Temos que ouvir a população e os empresários para ver o que eles pensam da cidade", acrescentou Magalhães.


Metrô


O diretor da Myr Projetos Sustentáveis, Sérgio Myssior, foi um dos palestrantes do seminário promovido por O TEMPOSuper Notícia e mostrou algumas mazelas de BH, como o déficit habitacional com a necessidade de construção de 62 mil unidades e o famigerado metrô de BH, que possui apenas 28 km de extensão. Num gráfico, Myssior mostrou que Xangai tem 570 km de metrô, Nova York, 418 km, e São Paulo conta com 78 km. Quando a coluna perguntou aos palestrantes como viabilizar a expansão desse modal em BH, Myssior respondeu fazendo uma alusão às manifestações que movimentaram o país em 2013 com o mote "Vem pra rua" na tentativa de cobrar a liberação do dinheiro.


Homenagem


Não é nada fácil fazer 30 anos de vida pública e ser reconhecido por isso no Brasil. Mas Arlindo Porto, que já foi vice-governador e vice-presidente da Cemig, dentre vários outros cargos, foi lembrado em tributo da Associação Médica de Minas Gerais, em evento que prestou homenagem aos trabalhos de médicos ilustres.


Polêmica


De acordo com o presidente Wellington Magalhães, a mudança no Plano Diretor não vai prejudicar o construtor, e sim o proprietário do terreno na capital mineira. "O índice de Coeficiente de Aproveitamento (CA) 1 proposto (pela prefeitura) para um lote vai atingir o dono, e o lote vai se desvalorizar desse jeito", informou. O novo Plano Diretor prevê a redução do potencial construtivo dos terrenos. Atualmente, o CA é de até 2,7; assim, em um terreno de 1.000 m², é possível construir 2.700 m². A proposta da prefeitura é passar o CA para 1 em toda a cidade. Isso significa que em um terreno de 1.000 m² só seria permitido haver a mesma dimensão de área construída. Quem quiser construir acima desse limite terá que pagar a outorga à prefeitura, podendo utilizar um CA de até 4.


Punições


Sobre multas, o presidente da (-BH), , disse à coluna que as políticas públicas de fiscalização têm que ter um trabalho educativo, para depois ter um punitivo. "As normas estão muito rígidas, temos problemas de placa, de calçada, para estacionar, e isso inibe investimentos em Belo Horizonte, a burocracia é muito grande", destacou o dirigente, que participou do seminário BH Melhor para Viver. Falci disse que a metrópole tem que ser regulamentada, senão vira bagunça. "Mas todos esses problemas são fatores que atrapalham o negócio das empresas de forma geral na cidade", disse.


Hospital Vila da Serra


Em 16 anos de história, o Hospital Vila da Serra, em Nova Lima, na região metropolitana de BH, tem investido tanto na capacitação de sua equipe como na expansão de serviços. E, recentemente, foi entregue ao diretor-presidente do hospital, Wagner Issa, a Certificação Internacional Qmentum. Trata-se da primeira acreditação internacional de qualidade, com base em uma metodologia construída por diversos países - incluindo o Brasil - , que envolve toda a instituição na padronização de melhores práticas.


200 leitos tem o Hospital Vila da Serra


Sinduscon-MG Jovem


O Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), além de empossar o novo dirigente, André de Sousa Lima Campos, elegeu o novo presidente do Sinduscon-MG Jovem, que ficará a cargo do engenheiro Daniel Katz, presidente da Katz Construções e Incorporações. Ambos permanecem no cargo até 2018. "Espero reunir os jovens empresários em torno do sindicato que nos representa", disse Katz.


Palavras Chave Encontradas: Bruno Falci, Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.