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Rádio Cidade Corinto - MG ( Notícias ) - MG - Brasil - 24-11-2015 - 10:22 -   Notícia original Link para notícia
Campanha Para Limpar Nome Pode Tirar Juro Total Da Dívida


Quem está com nome sujo nos cadastros de restrição, como o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), pode conseguir até 100% de desconto nos juros de sua dívida durante a campanha de recuperação de crédito da Câmara de Dirigente Lojistas de Belo Horizonte (-BH), que vai até a próxima sexta-feira, na sede da -BH, das 8h às 18h. "Como os juros embutidos na dívida estão muito altos, a maioria das empresas que está participando da campanha oferece descontos muito altos também", afirma o vice-presidente da -BH, Marco Antonio Gaspar.


Nesta segunda, no primeiro dia de funcionamento do mutirão, houve casos como o de José Cícero Silva, cuja dívida de R$ 5.200 caiu para R$ 400 após a negociação - voltou ao valor original, sem juros e multas. Segundo a Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), a taxa de juros média geral para pessoa física foi de 132,9% ao ano em outubro. Porém, pode chegar a 800% ao ano quando a dívida se arrasta e os juros são cobrados sobre juros, explica o diretor executivo de estudos e pesquisas econômicas da Anefac, Miguel José Ribeiro de Oliveira.


Para voltar a comprar. O principal objetivo da campanha da -BH é recuperar o consumidor para que ele possa voltar a consumir a prazo nas compras de fim de ano. "Nosso objetivo é que o maior número possível de nossos clientes fique apto novamente a adquirir nossos produtos", explica o gerente de cobrança, controle de cartão e backoffice da financeira DaCasa, que faz parte do grupo Dadalto, Patrick de Aguiar.


Para o diretor da Anefac, porém, a campanha tem vantagem importante para bancos e financeiras. "Quanto maior a carteira de inadimplentes das instituições financeiras, mais elas precisam fazer a provisão de recursos para cobrir o prejuízo, e menos dinheiro elas têm para emprestar. Por isso essas campanhas são boas para as empresas também. Algumas negociam até o valor inicial da dívida", avalia Oliveira.


No caso da Caixa Econômica Federal, o desconto na campanha pode ultrapassar 100% dos juros e chegar a 60% do valor inicial da dívida, ou 90% do seu valor total, segundo o assistente sênior da gerência de recuperação de ativos da Caixa, Flávio dos Santos. "É melhor negociar do que manter uma dívida que está fora da realidade do cliente pagar", afirma.


O comerciante Washington Alves dos Santos foi à negociar com a Caixa e reclamou dos juros. "Minha dívida era R$ 12 mil, e em seis meses chegou a R$ 22 mil. Consegui renegociar e vou pagar R$ 9.000, em uma entrada e mais 36 parcelas".


Na internet
Acerto
. A Serasa Experian prorrogou até o próximo sábado a sua campanha de renegociação de dívidas na web. O consumidor pode acessar a campanha em www.serasaconsumidor.com.br.


E para saber quais são as empresas participantes CLIQUE AQUI


Para -BH, Natal será 1,5% menor


A expectativa da -BH é que o Natal de 2015 tenha uma retração de 1,5% nas vendas, na comparação com o Natal de 2014. "Esse é o levantamento preliminar, considerando o ritmo de vendas durante o ano de 2015", afirma o vice-presidente da -BH, Marco Antonio Gaspar.


A negociação das dívidas nesta segunda não animou o comerciante Washington Alves dos Santos a gastar mais neste ano do que gastou no Natal de 2014. "Este Natal vai ser sem presente, já até avisei minha namorada", disse.


Editoria de arte


Mais da metade deve quitar seus débitos


Cerca de 180 empresas participam da sétima edição da Campanha de recuperação de crédito da de Belo Horizonte (-BH) entre financeiras, bancos, planos de saúde e lojas de varejo (veja a lista no portal O TEMPO Online). A expectativa é atender 40 mil pessoas, e que, dessas, 22 mil quitem débitos.


Para o vice-presidente da -BH, Marco Antonio Gaspar, o aumento da inadimplência deve acarretar um aumento na negociação. Em 2014, foram 20 mil débitos quitados. Segundo a , o número de dívidas na capital cresceu 2,52% em outubro de 2015, na comparação com outubro de 2014.


Durante a campanha, que vai até sexta-feira, cerca de 30 empresas estão com estande na sede da -BH, com descontos que podem chegar a 90% do valor da dívida. As demais empresas fazem a negociação via e as condições são fixas: 45% de desconto no pagamento à vista e 35% quando parcelado em três vezes.


Mais da metade dos belo-horizontinos (54%) não fazem nenhum tipo de planejamento financeiro, seja pessoal ou familiar, aponta uma pesquisa realizada pela -BH em setembro desse. Já o SPC Brasil aponta que 47% dos inadimplentes desconhecem o valor exato de seus rendimentos mensais.


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
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