Leitura de notícia
Estado de Minas Online ( Lugar Certo ) - MG - Brasil - 04-10-2015 - 14:36 -   Notícia original Link para notícia
Criatividade em ação

Materiais acessíveis e recicláveis podem ser o grande diferencial do ambiente. A partir de releituras, é possível dar vida nova a objetos que estão em desuso e seriam descartados


A designer Isabelle Verona criou luminária com cúpula geométrica utilizando canudos

Ferragens de laje, tecido, perfis metálicos, cabos de aço. Elementos da construção civil que podem surpreender quem busca por elegância aliada com sustentabilidade e baixo custo. Tendo a releitura como palavra-chave, o arquiteto Junior Piacesi, do Piacesi Arquitetos Associados, utilizou esses materiais para desenvolver um projeto inusitado para a edição 2015 do por Menos.

Com a proposta de criar um ambiente sofisticado, contemporâneo e arrojado, Junior elaborou uma sala de estar com um tom minimalista e aconchegante, dando um novo significado a elementos não convencionais. A inspiração veio por meio de um imprevisto. Prestes a receber a família em casa, o arquiteto precisava de um sofá bem grande, que se transformasse em cama. Foi então que teve a ideia de fazer o móvel artesanalmente, com madeira MDF e espuma.

Desde então, Junior segue criando peças cada vez mais ousadas, com os mais diversos tipos de materiais. No projeto apresentado na por Menos, o painel da televisão foi feito com vergalhões de construção, criando uma leve penumbra na parte interna do home. As almofadas do sofá foram confeccionadas com tecido americano cru. Já o teto ganhou perfis metálicos, que foram amarrados com cabos de aço, que, embutidos, servem como luminárias.


Arquiteto Junior Piacesi projetou uma sala de estar com um tom minimalista e aconchegante, dando novo significado a elementos não convencionais
No painel, também foram utilizadas telas fachadeiras, que possibilitam uma perfeita visualização do telão à luz do dia. Para Junior, aproveitar a iluminação e a ventilação natural dos ambientes são imprescindíveis. "As pessoas estão mais conscientes quanto ao melhor aproveitamento desses recursos naturais, principalmente por causa do custo. Os materiais que serão utilizados em um projeto precisam se adequar a isso."

A escolha dos elementos é preponderante. Com criatividade e bom gosto, qualquer material pode ser reutilizado. Nessa hora, a criatividade entra em ação. Telas metálicas, vidros, tecidos e redes são apenas alguns exemplos do que pode ser recriado. As possibilidades são inúmeras, mas precisam atender a alguns critérios. "Deve-se determinar qual vai ser o uso e o perfil do projeto. Em cima disso vêm as escolhas dos materiais. O legal é usar aqueles que já estão caídos, em desuso no mercado, e criar releituras."
Painel da televisão foi feito com vergalhões de construção, criando uma leve penumbra na parte interna do home
ESTILO DE VIDA Para o arquiteto, o segredo para um bom resultado é contar com a ajuda de um profissional. "Ele deve se atentar ao estilo de vida dos moradores e conseguir alinhar o desejo do cliente com o orçamento dele, criando algo coerente e criativo, além de se importar com a usabilidade e durabilidade das peças." É preciso um olhar de proporção para equilibrar todos os elementos, como cartela de cores e materiais, fixação, estilo e usabilidade.

Aliando tudo isso, é possível morar bem gastando pouco, com soluções criativas, inteligentes, ousadas e harmoniosas. "Trabalhando com releituras, a gente cria surpresas para os clientes. Não só na estética, nas várias faces que um material pode ter. Mas também nos usos. Um sofá, por exemplo, pode se tornar uma cama, surpreendendo as pessoas com as novas possibilidades de espaço." E isso não é questão de luxo: "Arquitetura é melhorar a qualidade de vida das pessoas, potencializar o uso do espaço para o conforto e bem-estar de quem vai usufruí-lo. Isso é morar bem, e pode ser obtido com uma boa aplicação de materiais, de forma adequada, séria e pensada dentro da realidade do cliente. É o espaço estar bem resolvido."

"DO IT YOURSELF" O YouTube tem sido uma das plataformas mais populares de produção e compartilhamento de ideias e tendências em várias áreas, inclusive na decoração. O canal da designer Isabelle Verona tem média de 16 mil visualizações por mês, que já somam quase 200 mil. A mineira, de 25 anos, publica tutoriais de objetos de decoração, customização de roupas, transformação de ambientes, maquiagens e fantasias, de 15 em 15 dias. Voltado para quem gosta de dar um toque pessoal na decoração sem gastar muito dinheiro, o canal apresenta várias dicas fáceis e de baixo custo, como uma luminária com cúpula geométrica usando canudos. "Foi uma das ideias que mais fiquei empolgada de compartilhar. Via nas lojas essas estruturas em forma de diamantes e prismas variados, feitas de metal, mas muito caras. Com a minha versão, tive um resultado muito próximo e gastando muito pouco."

Outra ideia interessante compartilhada por Isabelle é encapar caixas com tecidos, para guardar objetos e decorar estantes. "Basta colar o tecido com cola quente, nas laterais externas da caixa." A designer ensina também a fazer uma cabeceira de cama, com tecido fixado em uma placa de papelão, usando travesseiros antigos como estofado. Para as paredes e qualquer superfície plana, a sugestão é usar fitas adesivas coloridas ou fita isolante para formar listras e desenhos geométricos. "É bem mais barato do que comprar um papel de parede e bem mais fácil que pintar." Para ela, a importância da releitura de materiais vai além da estética. "Reutilizar é a chave para uma vida em harmonia com a o planeta Terra e com o nosso bolso." Mais dicas podem ser conferidas no blog www.isabelleverona.blogspot.com


Palavras Chave Encontradas: Morar Mais
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.