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Estado de Minas Online ( Negócios e Oportunidades ) - MG - Brasil - 22-11-2015 - 12:36 -   Notícia original Link para notícia
Em busca do diferencial

Thiago Campos, Gerente de Comunicação do Instituto Embelleze

Mesmo com a retração da economia, o setor da beleza e estética está em franco crescimento no Brasil. Segundo dados da Associação Nacional do Comércio de Artigos de Higiene Pessoal e Beleza, em Minas Gerais, o número de salões de beleza quase triplicou em oito anos. Se, em 2007, eram 19.976 estabelecimentos registrados em todo o estado, hoje já são mais de 25 mil. Somente em Belo Horizonte, há em torno de 5 mil salões regularizados. Esse número pode chegar a 8 mil se contabilizados os estabelecimentos que trabalham na informalidade.

Sua cadeia de valor é grande e vai da indústria de cosméticos e equipamentos até os tão frequentados salões de beleza. O empreendimento, aliás, é uma das principais alternativas para quem quer ser dono do próprio negócio ou pretende mudar de ramo de atuação. E para vencer a concorrência, capacitação e especialização são fundamentais, segundo especialistas.

Grandes empreendimentos surgem nessa área, com competência técnica para prestar serviços de qualidade e com tratamento diferenciado ao cliente. Já existem hoje salões de beleza que ocupam mais de 1.800 metros quadrados de área nobre em espaços de grande circulação de pessoas. "Realmente, o mercado de beleza continua crescendo, claro que em proporções menores por causa da crise, mas ainda somos o terceiro maior mercado consumidor do mundo na área de estética e beleza. Com isso, o importante é saber como é possível se diferenciar entre os demais. Daí, destaco a importância da formação profissional e enquanto empreendedor individual", destaca a especialista em moda e beleza Patrícia Carvalhais, coordenadora dos cursos da área no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Segundo a especialista, com o mercado em retração, o consumidor busca o essencial, "mas não deixa de fazê-lo exigindo qualidade e diferenciação. Então, a essência é oferecer o que esse consumidor está precisando. E só por meio de uma boa gestão e de uma excelente formação é que a pessoa será capaz de oferecer isso. O conhecimento técnico da profissão torna-se um diferencial".

A oferta de cursos na área é grande, mas é importante avaliar a qualidade do produto ofertado. "Certamente, a diferenciação no mercado é a capacitação técnica. O profissional tem de ser formado para saber utilizar determinado produto, por exemplo, e saber por que o está o utilizando. Então, o principal, quando você vai buscar um curso de cabeleireiro, é saber o que ele vai lhe oferecer para entender a realidade dessa área. É necessário pensar na capacitação técnica."
Coordenadora dos cursos no Senac, Patrícia Carvalhais chama a atenção para a importância de o profissional se diferenciar dos demais
Patrícia afirma que o Senac forma pessoal capaz de trabalhar e entender todas as funções que um cabeleireiro oferece. Os cursos são ministrados durante seis meses, de segunda a sexta-feira. Os alunos, que precisam ser maiores de 16 anos e ter o ensino fundamental completo, estudam teorias antes de praticar o que aprenderam na sala de aula.

Gerente de Comunicação do Instituto Embelleze, no Centro de Belo Horizonte, Thiago Campos também destaca a importância da capacitação para quem deseja se tornar cabeleireiro. "Aconselho que a pessoa procure uma instituição de renome, que busque conhecer o conteúdo programático do curso que deseja fazer e que não procure somente aprender a cortar cabelo. Mesmo porque, um bom cabeleireiro tem de saber bem mais do que corte. E nos deparamos com cursos que não têm uma boa base teórica sobre as técnicas da profissão."

CUIDADOS COM O HOMEM O especialista atenta ainda para um novo nicho da área em ascensão. "Temos observado grande procura por cursos de barbeiros, específico para os cuidados com o homem. Isso significa que, até para barbear, é preciso ter uma formação técnica. Os homens estão entrando na área da beleza, dispostos a ser donos do próprio negócio."

O gerente acrescenta que, "mesmo com a oferta de empreendimentos no setor, não há muitos profissionais qualificados. Então, está faltando esse tipo de profissional na área e o brasileiro está cada vez mais exigente. Atualmente, o consumidor vai procurar por quem lhe ofereça algo melhor, um diferencial. Por isso a formação de qualidade é tão necessária".


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