Leitura de notícia
Estado de Minas Online ( Negócios e Oportunidades ) - MG - Brasil - 22-11-2015 - 12:41 -   Notícia original Link para notícia
Expansão calculada de negócios

O atual cenário estimula o mercado de franchising por atrair empresários interessados em expandir os negócios. O sistema de franquias é uma modalidade comercial em acelerada expansão no Brasil e no exterior. Em uma economia desafiadora e com elevado grau de inovação, a expansão do negócio requer estrutura física, recursos financeiros e humanos e um bom planejamento.

Conforme a lei nacional que dispõe sobre a relação de franquia empresarial, Lei de Franchising (Lei 8.955/94), nesse sistema, o franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente associado ao direito de distribuição exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também o direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio, ou sistema operacional desenvolvido, ou detidos pelo franqueador. Tudo isso mediante remuneração direta ou indireta, sem caracterizar vínculo empregatício.

No Brasil, apesar de as projeções econômicas apresentarem inflação de até dois dígitos, a indústria do franchising ampliou o faturamento nominal em 8,2% no terceiro trimestre deste ano, comparado com o mesmo período de 2014, de acordo com a mais recente Pesquisa de Desempenho Trimestral do Franchising, da Associação Brasileira de Franchising (ABF), entidade que promove e fortalece esse sistema. A receita do setor de janeiro a setembro cresceu 10,1% em relação ao mesmo período de 2014, revela a ABF.

O Brasil é o terceiro maior mercado mundial de franquias, com mais de 2.900 redes, 126 mil unidades franqueadas e emprega mais de 1 milhão de pessoas, atrás apenas de Estados Unidos e China. Em Minas Gerais, segundo a consultoria especializada Loja de Franquia, cada vez mais empresários estão solicitando assessoria para um processo de preparação de expansão via franchising. Qualquer empresário que deseje adotar esse modelo para ampliação deve se preocupar com determinadas avaliações para efetivar um negócio de sucesso. Algumas delas são: conhecer a lei, jurisprudências e casos de sucesso e insucesso; avaliar a franqueabilidade do negócio, mercado e concorrentes; verificar viabilidade financeira; definir plano de expansão; investimentos necessários; formatar a operação de franquias e validar o formato. Essas avaliações seguem diretrizes da ABF.

Para quem deseja ser um franqueador, as principais vantagens se concentram em investimentos menores que o necessário para a difusão territorial, pois o franqueado arca com o capital de montagem e operação. O trabalho se concentra no desenvolvimento de novos formatos e serviços, e permite, conjuntamente, faturar mais que os limites do Simples Nacional em termos tributários, pois, como cada franqueado é uma empresa, qualquer operação permanecerá dentro dos conformes tributários - Partilha do Simples Nacional, o que, consequentemente, aumenta a lucratividade de cada operação. O franchising é um modelo de negócio que tem o dever de carregar o DNA da rede e replicar os controles de conhecimento, com menor investimento e custo tributário e, comumente, com maior rentabilidade.

Os especialistas podem apoiar o investidor interessado em adquirir uma franquia como negócio. A partir do conhecimento sobre o mercado específico, avaliação do perfil do franqueador, avaliação do negócio, investimento necessário e detalhamento sobre a empresa em questão, esse "novo empresário" terá grandes chances de ser um franqueador de sucesso.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.