Leitura de notícia
Portal O Tempo ( Cidades ) - MG - Brasil - 22-11-2015 - 04:00 -   Notícia original Link para notícia
Seminário propõe ações de melhoria para Belo Horizonte - 4h00

Evento leva às pessoas a oportunidade de repensar a cidade sob diferentes ângulos
Planejamento. Essa é uma das palavras de ordem para quem deseja um futuro melhor. Mas se há muitas formas de fazê-lo, qual seria a ideal? O 1º Seminário BH Melhor para Viver, que acontecerá nesta terça-feira (24), no Hotel Ouro Minas, na avenida Cristiano Machado, 4001, no bairro Ipiranga, na capital, vai mostrar os caminhos para que as melhores escolhas sejam efetuadas em nome do bem-estar coletivo.

Realizado pela Sempre Editora, maior grupo de mídia impressa de Minas Gerais, com o patrocínio da Câmara de Belo Horizonte, o evento dará a possibilidade para personalidades da política, da economia, do mundo empresarial, entre outras, de propor reflexões e opções de ações para que Belo Horizonte possa se destacar cada vez mais. Além disso, a abertura do encontro para a comunidade (as inscrições podem ser realizadas gratuitamente por meio do hotsite www.otempo.com.br/seminario) será essencial para que todos tenham voz e possam crescer em conhecimento conjuntamente.

"O encontro desperta, de fato, a sensibilização das pessoas a respeito de temas que são fundamentais para os espaços em que todos vivem. Os palestrantes possuem uma visão pragmática, vão além das discussões somente conceituais. Vamos abrir caminhos para inquietações, para que os presentes possam se perguntar o que eles devem fazer a partir do recebimento das informações", pondera Ana Carla Fonseca, economista, urbanista, consultora internacional e palestrante do evento.

Abordagens que levam em conta as mudanças no cenário atual também serão realizadas. É o caso, por exemplo, do envelhecimento da população e o que essa realidade gera e pode gerar daqui uns anos. "O envelhecimento populacional é um fenômeno em curso. As estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, em 2050, cerca de 30% dos brasileiros serão idosos, com 60 anos ou mais. É preciso, assim, entender os desafios que esse fenômeno traz e repensar, à luz do cenário, os aspectos da urbanização e do modo de vida nas grandes cidades, que impactam na saúde de todos, em especial na dos idosos. Por isso, a discussão que propomos no evento", destaca Christiane Guilherme Bretas, gestora de Atenção à Saúde da Unimed-BH e também palestrante.

Contribuições. O encontro conta com o apoio de diferentes empresas, cientes da importância da atuação delas em favor do benefício comum e de um amanhã promissor. Conforme pontua Samuel Flam, diretor-presidente da Unimed-BH, "faz parte da essência da Unimed-BH, como uma cooperativa de médicos, compartilhar valores, discutir coletivamente sobre projetos e melhorias. Dessa forma, consideramos a participação neste evento uma importante oportunidade de contribuir, com o olhar da saúde e do cuidado, para estratégias possíveis para o futuro de Belo Horizonte e de seus cidadãos".

Marco Innecco, vice-presidente da Câmera de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (/BH), concorda que o debate é de grande importância e destaca também que o assunto sustentabilidade, que será pauta de várias discussões, ainda é de difícil entendimento para muitas pessoas, sendo essencial promovê-lo cada vez mais e levar um conhecimento mais aprofundado a todos. "Além disso, todas as vezes em que se fala em sustentabilidade, geralmente pensam na sustentabilidade ambiental ou social, mas, há, também, a econômica. É necessário para a cidade prover possibilidade de emprego e de renda para, assim, dar a sustentação às outras formas de sustentabilidade existentes", finaliza ele.

São apoiadores do evento: Supermercados BH, Amis, MRV, Araújo, Epa, Fiemg, Amipão, Unimed, Direcional, Oncomed-BH, e Tenco.


Palavras Chave Encontradas: CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.