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Jornal do Brasil ( Últimas Notícias ) - RJ - Brasil - 13-11-2015 - 10:33 -   Notícia original Link para notícia
Consumidor mineiro terá a oportunidade derenegociar dívidas antes do Natal

Consumidores que quiserem renegociar os débitos não podem perder os descontos atrativos e parcelamentos oferecidos durante a Campanha de Recuperação de Crédito da de Belo Horizonte (/BH). O mutirão será realizado entre os dias 23 e 27 de novembro, das 8h às 18h, na sede da /BH (Avenida João Pinheiro, 495, Bairro Funcionários - Belo Horizonte/MG) e tem como objetivo reduzir a inadimplência no mercado, recuperar o poder de crédito do consumidor e aquecer as vendas no comércio. A campanha conta com o apoio do SPC Brasil e do Sebrae. O consumidor que tiver pendências financeiras com as empresas participantes com estande (Banco Mercantil, BDMG, Caixa Econômica Federal, Cartões Avista, Dacasa Financeira, Excard, Grupo Supernosso, Leader Card, Óticas Diniz, Supermercado BH e Unimed BH) e com várias outras que negociarão os débitos via /BH podem ter descontos de 45% sobre o valor corrigido para pagamento a vista e parcelamento em até três vezes com descontos de até 35% sobre o valor corrigido. Para fazer a renegociação o consumidor deve comparecer à sede da /BH com o CPF e um documento com foto (RG ou Carteira de Trabalho). Ele ainda pode obter mais informações sobre a Campanha de Recuperação de Crédito em Belo Horizonte pelo telefone (31) 3249-1555. Os lojistas podem entrar em contato no número (31) 3249-1666.

Segundo o presidente da /BH, , a campanha é uma grande oportunidade de o consumidor negociar uma dívida com vantagens exclusivas, já que é feita frente a frente com a empresa. "Dessa forma o acordo é mais satisfatório para ambas as partes", disse. Ele lembra ainda que como cada empresa oferece uma proposta individualizada, o resultado sempre é um bom acordo, com descontos e possibilidades de parcelamento. De acordo com o último indicador de inadimplência da /BH, o número de dívidas em atraso na capital mineira cresceu 2,52% em outubro na comparação com o mês anterior. Este é o maior índice de inadimplência dos últimos três anos, nesta base de comparação (Out/Set).

Pesquisas da /BH apontaram que o desemprego, a queda no rendimento, a compra para terceiros, a doença ou falecimento na família, a compra não planejada e a falta de planejamento do orçamento são as principais causas que levam o consumidor a não conseguir quitar as dívidas e com isso ficar inadimplente. Em Belo Horizonte, a falta de planejamento financeiro revelou um dado preocupante: a maioria dos belo-horizontinos (54%) não realiza nenhum tipo de planejamento, seja pessoal ou familiar. O índice é maior entre os consumidores de baixa renda (66,7%) do sexo feminino (57,1%) e com idade entre 45 a 64 anos (63,2%).

De acordo com o presidente da /BH o recomendável é que o consumidor comprometa apenas 30% da sua renda com dívidas. Entretanto, a pesquisa da /BH mostrou que 11,1% dos consumidores da classe E e 3,6% da classe C/D comprometem mais de 100% da renda mensal familiar com parcelamentos ou financiamentos. "Esse dado é alarmante, pois é insustentável e reflete a total falta de planejamento financeiro desses consumidores e o aumento da inadimplência na capital", afirma. Entre os entrevistados que seguem a recomendação da /BH e comprometem até 30% da sua renda o índice é maior entre os homens (66,6%) contra 55,5% das mulheres. Entretanto, 13,3% deles comprometem mais de 100% da sua renda familiar, índice que é inexistente entre as mulheres. Por faixa etária, está entre os jovens o maior percentual (12,5%) de consumidores que deve mais do que recebe. Entre os adultos de 25 a 44 anos este dado é de 4,2%. A forma de pagamento que mais leva o consumidor à inadimplência é o cartão de crédito. Pesquisa da /BH com 275 consumidores durante a campanha de recuperação de crédito do ano passado realizada entre 24 e 28 de novembro, apontou que essa forma de pagamento foi responsável pela inadimplência de 63,24% dos entrevistados.


Palavras Chave Encontradas: Bruno Falci, Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
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