Leitura de notícia
Diário do Comércio online - BH (MG) ( Economia ) - MG - Brasil - 11-11-2015 - 10:18 -   Notícia original Link para notícia
Minas 2032 debate os rumos da economia

DC mobiliza empresariado e acadêmicos


Desde que completou 80 anos, em 18 outubro de 2012, o DIÁRIO DO COMÉRCIO decidiu investir em uma nova proposta jornalística. Por meio de uma perspectiva de futuro, o DC deu início a um projeto de longo prazo que consiste em reunir as principais cabeças pensantes do Estado - sejam elas da esfera pública, privada ou do meio acadêmico - para debaterem e buscarem alternativas para o desenvolvimento de diferentes atividades da economia mineira num universo de 20 anos: mais precisamente, 2032, o ano que marca o centenário da Publicação.

Na primeira edição do "Minas 2032", o debate reuniu as principais lideranças representativas da indústria, comércio, serviços e agronegócio do Estado para falarem, de um modo geral, sobre o cenário econômico do Brasil e de Minas Gerais em 2032 na ótica dos setores representados.

Entre os presentes, estavam o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado Junior; o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), Ronaldo Scucato; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Roberto Simões; o presidente do Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (Ciemg), José Agostinho da Silveira Neto; o presidente da de Belo Horizonte (-BH), ; o diretor-geral do Instituto Horizontes, Hudson Navarro; o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Minas Gerais (Fetcemg), Vander Francisco Costa; o então presidente da Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), Roberto Fagundes; e o então presidente da Federação das Associações Comerciais, Industriais, Agropecuárias e de Serviços do Estado de Minas Gerias (Federaminas), Wander Luiz Silva.

Como lembra o diretor-presidente do DC, Luiz Carlos Motta Costa, nas páginas do DIÁRIO DO COMÉRCIO, ao longo dessas mais de oito décadas de história estão registradas as conquistas do empresariado mineiro e os avanços da economia regional.

"Aqui fazemos jornalismo engajado e participativo, com a independência que sustenta sua credibilidade e nos faz reconhecidos como porta-voz das classes produtoras mineiras. O que realizamos nos orgulha e nos motiva. Mas, sobretudo, nos faz pensar no que está por ser feito", afirmou Costa, na abertura do primeiro especial "Minas 2032".


Crise - No entanto, desde aquela edição histórica comemorativa, várias mudanças ocorreram no cenário econômico do Estado e do País. Quem em 2012 - quando o PIB de Minas cresceu 2,3%, bem acima do índice nacional, que ficou em 0,9%, segundo dados do IBGE -, imaginaria que o Brasil estaria agora imerso em uma das piores crises político-econômica das últimas décadas? Com a previsão de retração da economia de 3,1%, segundo o último Relatório Mercado Focus, divulgado na segunda-feira passada pelo Banco Central.

Nesse sentido, diante da necessidade de se buscar alternativas para o crescimento do Estado, através de um novo olhar para o futuro, o DIÁRIO DO COMÉRCIO decidiu dar continuidade à série "Minas 2032". No entanto, as novas edições do seminário foram divididas por setores econômicos.

Em setembro, foi realizado o painel "Indústria: desafios e oportunidades, planejamento e estratégias", em parceria com a Fiemg. No centro do debate, a atual crise e o que é preciso fazer para que, daqui há cerca de 20 anos, o Estado possa estar com sua economia pujante, na rota do desenvolvimento.

E o futuro promissor mineiro passa, necessariamente, pela diversificação econômica, com base na inovação e na tecnologia, que leva ao conseqüente ganho de competitividade, como ficou constatado nos debates.

No mês seguinte, foi realizado um novo seminário. Dessa vez, o tema central do "Minas 2032" foi "Conectividade e Acessibilidade: desafios da infraestrutura como instrumento de oportunidades para o desenvolvimento econômico do Estado".

Na ocasião, o time de debatedores falou sobre a necessidade de se superar os gargalos existentes em função do déficit de infraestrutura, pois só destravando os investimentos no setor é possível abrir caminho para o desenvolvimento.


Agronegócio - Hoje, esta edição comemorativa dos 83 anos do DC traz a terceira publicação segmentada do projeto, a quinta no total. Desta vez, o tema central foi o "Agronegócio: desafios e oportunidades, planejamento e estratégias". Mais uma vez, os participantes falaram sobre o atual cenário do setor em Minas e da necessidade de superação dos desafios que permeiam a atividade no Estado para que o agronegócio possa se manter próspero.


Palavras Chave Encontradas: Bruno Falci, Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.