Leitura de notícia
Minas 1 - BH ( Notícia ) - MG - Brasil - 08-11-2015 - 12:01 -   Notícia original Link para notícia
Belo Horizonte: Palco de grandes negócios - 22h44

Por Sérgio Moreira



Praça da Liberdade reúne vários Centros de Cultura da capital mineira


Belo Horizonte ocupa o 9º lugar no ranking da ICCA (International Congress, Convention & Association/2014) entre as 10 cidades brasileiras que mais realizam eventos de negócios. Até 2018 serão promovidos 29 eventos, 12 deles realizados no próximo ano, que irão envolver cerca de 43 mil pessoas.  Para fortalecer a imagem da capital mineira como grande realizadora de eventos nacionais e internacionais, o Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau, em parceria com o Sebrae Minas e a (-BH), criou o programa "Belo Horizonte aos Olhos do Mundo - Palco de Grandes Negócios", uma iniciativa que conta com uma empresa lider internacional para construir um plano tático e operacional que pretende atrair cada vez mais eventos para Belo Horizonte. A metodologia do projeto será gerida pela empresa australiana GainingEdge, especializada em programas para a indústria de eventos de negócios, com experiência em mais de 50 países."Iremos adaptar as melhores práticas e tendências mundiais para captar mais evento para Belo Horizonte", afirma o presidente do BHC&VB, Anderson Rocha.


O programa será divido em três fases. A primeira delas começa já em 2015 com a atualização de estudos e projetos do segmento. Também serão ouvidas as principais lideranças da cadeia produtiva do turismo e setores econômicos. Na segunda fase será desenvolvido um roteiro tático e operacional de ações para fortalecer e integrar o segmento. Além disso, os empresários conhecerão boas práticas adotadas por destinos internacionais de referência. "Sabemos que para a realização de um evento é necessário uma infraestrutura adequada e integrada dos hotéis, aeroportos, centros de convenções, bares e restaurantes. Iremos alinhar uma estratégia comum para todos, nos espelhando em experiências de outros destinos que são grandes captadores de eventos", explica Anderson Rocha.


Na última fase será feita a implementação dos processos e a definição de objetivos e metas, além de treinamento para cadeia produtiva. As ações serão acompanhas pela empresa australiana que também irá avaliar os resultados obtidos. A previsão é que o projeto seja finalizado no segundo semestre de 2016. "Queremos que todo segmento se organize e ofereça tarifas mais competitivas e serviços de qualidade para que possam prospectar mais eventos", conta Rocha.De acordo com pesquisa de perfil e impacto econômico do turista internacional de eventos, realizada pela Embratur/FGV em 2014, identificou-se que o turista desse segmento apresenta um gasto médio diário de U$$ 329,39, uma estimativa maior que a do turista de lazer, que é de aproximadamente, US$ 73,77, segundo informações do Portal Brasil, do Ministério do Turismo.



Dezenas de reuniões foram realizadas pelo Belo Horizonte Convention Bureau com entidades empresariais e governos estadual e municipal para desenvolver projetos da capital


 


Dados do Turismo de Negócios em Belo Horizonte : 1.020 agências de viagens, sendo 26 receptivas; 30 empresas de organização de eventos; 162 hotéis, contemplando 31.240 unidades habitacionais, e mais 82 hotéis na região metropolitana, totalizando cerca de 42 mil unidades habitacionais; 11 buffets certificados.; 18 mil equipamentos da alimentação fora do lar; Mais de 70 espaços para eventos; Infraestrutura turística: 3 mirantes, 23 centros culturais, 8 parques, 8 feiras, 60 museus, aquário municipal, zoológico;  Aeroporto Internacional: 11,4 milhões de passageiros - investimento de R$ 750 milhões até 2016, elevando capacidade para 16 milhões e o  Aeroporto Carlos Drummond de Andrade (Pampulha)  2 milhões, aviação aérea regional e executiva. Fonte: Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau/2014


 



Inhotim, o Museu ao ar livre que reúne a arte em companhia com a natureza, a 60 Km da capital mineira


 


 



Diretores do Festuris, Marcos Rossi, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello


FESTURIS - Durante os dias do FESTURIS - Festival de Turismo de Gramado , realizado de 5 a 7 de novembro, os números finais da edição 2015 foi surpreendente com  destaques ao  impacto econômico no município de Gramado  de cerca de R$ 14 milhões. NO local do evento, o  Serra Park, foram registrados cerca de 14 mil visitantes em dois dias, resultado 3% maior em relação ao ano passado.
No registro de visitantes, 36%  foram pela primeira vez ao evento. "Embora este ano houvesse o risco de o festival não receber muitos visitantes, por conta dos deslizamentos nas estradas e das chuvas, os resultados foram positivos", afirma um dos organizadores do evento, Eduardo Zorzanello. A expectativa é de que o festival gere um volume de negócios de R$ 212 milhões no próximo ano.Congresso FESTURIS, com o tema "Os desafios da nova conjuntura econômica: onde estamos e para onde vamos".  Os organizadores do evento já começam a preparar a nova edição para 2016, reunindo o turismo nacional e internacional no Festuris.


 


 


 



Nova diretoria da ABAV MG


 


ABAVMG- A diretoria da ABAV-MG - Associação Brasileira de Agência de Viagens de Minas Gerais tomou posse para o biênio 2015/2017 em solenidade noDAYRELL HOTEL. A nova diretoria tem como presidente José Maurício Gomes (ABC Turismo) e tem como objetivo novas parcerias e projetos para o crescimento do mercado de agências de viagens como empresas aéreas, hotéis e todo segmento para o fortalecimento do setor em todo o estado.


 



Na posse da ABAV MG, Regina Cassali, Carlos Dias (TAP) e Márcia Resende


 


SAN DIEGO EXPRESS BARRO PRETO -Símbolo de excelência no segmento hoteleiro, o San Diego Express Barro Preto é o único hotel da região metropolitana de Belo Horizonte que possui acesso direto ao Expominas - um dos maiores centros de convenções e eventos do país. Segundo o gerente geral do hotel, Rodrigo Medeiros, a localização privilegiada do empreendimento é um dos destaques do San Diego Express Barro Preto. "O hóspede chega ao Expominas sem atravessar a rua: a passarela, que permite acesso ao metrô, está na portal do hotel e o desembarque é dentro do pavilhão", explica Medeiros.  Instalado na área central de Belo Horizonte, de acordo com gerente, o estabelecimento é a melhor opção para o público corporativo, que conta ainda com a qualidade dos produtos e serviços dos empreendimentos administrados pela Rede de Hotéis Arco. O San Diego Express Barro Preto possui 168 apartamentos equipados com internet wi-fi, tv a cabo, frigobar e ar-condicionado, além de possuir acomodações para pessoas com deficiência. O estabelecimento está localizado na Av. Barbacena, 41, Barro Preto - Belo Horizonte.


 


Montes Claros recebe Encontro da Hotelaria Mineira-  Nos dias 26 e 27 de novembro acontece o 12º ENCONTRO DA HOTELARIA E DA GASTRONOMIA MINEIRA e II FÓRUM DE TURISMO DO NORTE DE MINAS será um evento em nível nacional, com foco no norte de Minas, o evento será no Portal de Eventos. Será a primeira vez que a edição será realizada no Norte de Minas, que tem o objetivo de  levar conhecimento ao público alvo da região, através de palestras, cursos, consultoria técnica e exposição de produtos e equipamentos. As novidades desta edição serão os "cases" apresentados, sobre hotelaria, gastronomia e turismo com palestras e intercâmbio entre hoteleiros, dono e gerentes de restaurantes, chefs de cozinha e empresas ligada ao setor hoteleiro e de alimentos. O Sabor Empresarial - Gastronomia Mineira promete reunir chefs dos principais restaurantes da comida mineira de toda Minas Gerais, revelando seus segredos e truques aos participantes. Já a Hotelaria Mineira - Tradição e Inovação levam a Montes Claros, profissionais renomados da hotelaria estadual para mostrar e contar aos presentes as dicas de sucesso. O evento, realizado pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação - FBHA, em parceria com a Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e COMTUR de Montes Claros, reunirá todos os segmentos turísticos do norte de Minas, entre eles, os circuitos turísticos, secretários municipais de turismo, gestores, enfim, toda a cadeia produtiva do setor.


 



O presidente da FBHA, Alexandre Sampaio e o Coordenador Regional da FBHA em Minas Gerais, Marcos Valério Rocha


 


 


 Portal Eventos, em Montes Claros


 


Na programação, as palestras previstas para o dia 26/ 11 - quinta-feira, são: Hotel Independente (Alisson Martins), Turismo Regional - Fator de Desenvolvimento Econômico e Sócio Ambiental (Reinaldo Landulfo Teixeira), Gestão Operacional em Governança Hoteleira (Maria José Dantas) e Como Utilizar as Mídias Sociais a Favor do Meu Negócio (Sady Viana). As palestras programadas para o dia 27/ 11- sexta-feira, são: Cluster da Rota Turística da Carne de Sol / Expedição Sertão Norte Gastronomia e Cultura (Alexandre Zubaran e Bernadete Guimarães), Mercado Central - de Centro de Abastecimento a Atrativo Turístico (Luiz Carlos Braga), Construindo uma carreira na Hotelaria - De estagiário a gerente geral (Marcus Nunes), Turismo de Negócios e Eventos (Anderson Rocha), Tendências e Indicadores Econômicos de Viagens e Eventos Corporativos (André Bekerman) e Hospitalidade não existe sem emoção (Cristiano Lopes).


 


 


Os diretores da Clan Turismo, Rafaela e Roberto Fagundes


 


Clan 40 anos- Em solenidade especial na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a Clan Turismo foi homenageada pelos seus 40 anos de atividades. Hoje a Clan Turismo é administrada por Roberto Fagundes e sua filha  Rafaela Fagundes. AClan Turismo, fundada em Belo Horizonte, celebra 40 anos de mercado. A Clan Turismo foi fundada no ano de 1975 pelos irmãos Abel (in memoriam), Flávio e Roberto Fagundes. "Percebemos que nós três formávamos um clã, o clã dos Fagundes. Como a nossa intenção era explorar o mercado internacional, optamos pela grafia em inglês: clan.


O nome, por sinal, facilitou futuras negociações no Exterior", explicou Roberto Fagundes, que assumiu a presidência após Flávio deixar a sociedade. No internacional, a empresa é especialista na comercialização de passagens aéreas, reserva de hotéis, pacotes, organização de viagens em grupo e individuais, cruzeiros marítimos, locação de veículos, bilhetes de trem da Europa e dos Estados Unidos (Eurailpass e Amtrak) e de assessoria para emissão de passaporte e vistos.Já no doméstico, a Clan também oferece turismo receptivo, assessoria e logística na realização de congressos, eventos e feiras, serviços de despachante, seguros de viagens, além de prestar consultoria a outras agências de viagens como operadora de turismo. 


 


 


Coluna Minas Turismo Gerais  jornalista Sérgio Moreira informações sergio51moreira@bol.com.br


As informações e opiniões expressas neste portal são de responsabilidade única do autorOs comentários abaixo não representam a opinião do Portal Minas1. A responsabilidade é do autor da mensagem.


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.