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Estado de Minas Online ( Negócios e Oportunidades ) - MG - Brasil - 08-11-2015 - 10:43 -   Notícia original Link para notícia
Cinco requisitos para identificar uma franquia de sucesso

No mês passado, ocorreu a Convenção da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que reuniu diversos franqueadores na Bahia. Durante o evento, palestrantes e empresários de várias partes do país puderam compartilhar ideias e experiências. É cada vez mais evidente que o franchising brasileiro, ainda com o contexto econômico desfavorável, vem mostrando sua força. Na convenção, foram divulgados os dados referentes à recente "Pesquisa Trimestral de Desempenho", realizada pela ABF. O setor registrou um aumento nominal do faturamento de 8,2% no terceiro trimestre deste ano, comparado ao mesmo período de 2014, com um total de R$ 35,5 bilhões. Embora os números mostrem um cenário positivo, o sucesso de uma franquia é sustentado a partir de determinados pilares que necessitam ser respeitados.

1. Crescimento e projeção da marca: O franchising pode ser definido como aluguel de marca com transferência de conhecimento, e por isso ela se torna muito relevante. Ter uma marca que cresce constantemente e se projeta ao mercado de forma positiva pode assegurar uma maior aceitação dos consumidores. Vale observar a capacidade de renovação dos produtos e serviços para que ela seja perene e se mantenha desejada.

2. Estrutura da franqueadora: Para o sucesso do empreendimento é imprescindível que o franqueado esteja atento ao apoio dado pelo franqueador. Para transferir conhecimento, é preciso ter uma estrutura composta de pessoas e ferramentas com capacidade para treinar e desenvolver os franqueados.
3. Diferenciais competitivos: É necessário que a marca tenha diferencial competitivo para que o empreendimento consiga fazer frente aos concorrentes.

4. Seleção criteriosa de franqueados: Uma escolha criteriosa é fundamental, uma vez que 50% do sucesso é decorrente do esforço e dedicação dos franqueados. As redes que não se preocupam com o processo de seleção e não se envolvem na busca de um perfil adequado, podem conter muitos franqueados fora do perfil, que realmente não agregam valor a marca.

5. Logística e distribuição: No varejo, contar com uma cadeia de suprimentos bem estruturada e funcional é importante para fornecer produto certo, na hora certa, e com preço adequado ao negócio. Por outro lado, deve ser claro para o empreendedor que ser franqueado é uma grande responsabilidade. É importante conversar com outros franqueados da rede para entender a satisfação deles com o negócio. Contar com a ajuda de consultores especializados em franquias pode ajudar ao empreendedor na busca de negócios com estes requisitos. Gostou da coluna? Me envie um e-mail com sugestões para as próximas: anewton@anewton.com.br.



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