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Estado de Minas Online ( Feminino e Masculino ) - MG - Brasil - 08-11-2015 - 11:09 -   Notícia original Link para notícia
Seminário do BDMG debate oferta de microcrédito no Brasil

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) sediou o Seminário de Microcrédito Produtivo Orientado, organizado pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE). A abertura do evento foi conduzida pelo presidente da ABDE e da Desenvolve SP, Milton Luiz de Melo Santos. O primeiro painel, sobre o papel do microcrédito, foi mediado pelo presidente do BDMG e vice-presidente da ABDE, Marco Aurélio Crocco Afonso. Participaram o professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Marcelo Neri e o professor da Universidade Juraj Dobrila, da Croácia, Milford Bateman.



Neri destacou a necessidade de avaliações e de alinhamento de inovações na concessão do microcrédito. Segundo ele, um bom exemplo é o CrediAmigo, do Banco do Nordeste (BNB), considerado por ele o 'Grameen brasileiro', em referência ao banco de microcrédito concebido pelo economista Muhammad Yunus, em Bangladesh. Neri lembra que há similaridades entre o CrediAmigo e o Grameen, como a baixa inadimplência e o impacto nos negócios e nas famílias. Outro exemplo apontado por Neri é o programa federal Bolsa-Família, que oferece, em parceria com governos estaduais, cartões aos beneficiários e um aplicativo para celular. Com isso, na visão do professor da FGV, há maior inclusão financeira e acesso a mercados para populações marginalizadas.



O professor Milford Bateman, por sua vez, apresentou uma visão mais crítica sobre o microcrédito. De acordo com ele, o conceito de microcrédito é baseado em um equívoco, tendo em vista que a pobreza não é um problema de abastecimento, mas de demanda (poder de compra). Bateman afirmou que o microcrédito não se sustenta no longo prazo.

PAINÉIS O evento contou com os painéis Política pública, Experiência Internacional e Microcrédito no Brasil. As instituições Bancoob, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Nordeste (BNB), Agência de Fomento de Santa Catarina (Badesc) e Banco do Brasil (BB) explicaram como oferecem microcrédito a seus clientes.

SUCESSO O presidente do BDMG, Marco Crocco, destaca que o seminário alcançou o objetivo de refletir sobre a oferta de microcrédito no Brasil. "Como uma instituição de fomento, o BDMG vem buscando promover encontros que discutam temas relevantes para a economia, criando um ambiente favorável ao intercâmbio de ideias e experiências acerca do desenvolvimento socioeconômico sustentável".



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