Leitura de notícia
Diário do Comércio online - BH (MG) ( DC Turismo ) - MG - Brasil - 07-11-2015 - 11:32 -   Notícia original Link para notícia
Iniciativa pretende fortalecer turismo de negócios em Belo Horizonte

Projeto denominado "Belo Horizonte aos Olhos do Mundo" será apresentado ao setor em 11 de novembro





Capital ocupa 9º lugar em ranking das cidades que mais realizam eventos no País/Carlos Alberto Ferreira/Imprensa MG



                  Celebrada como uma cidade de negócios, Belo Horizonte tem buscado ferramentas e parcerias para desenvolver o turismo de eventos e negócios como uma alternativa econômica de impacto para a Capital. Dentro dessa premissa o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas), Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau (BHC&VB) e a (-BH) criaram em parceria o projeto "Belo Horizonte aos Olhos do Mundo".

De acordo com o secretário executivo do BHC&VB, Hernani de Castro Júnior, a iniciativa surgiu de um interesse do Sebrae Minas. "O Sebrae nos procurou para uma primeira conversa em maio com o desejo de atuar sobre a cadeia do turismo de negócios. Já em agosto tínhamos um plano estabelecido e a consultoria escolhida - a GainingEdge", explica Castro Júnior.

O objetivo é fortalecer a imagem da capital mineira como grande realizadora de eventos nacionais e internacionais. A Capital ocupa o 9º lugar no ranking da International Congress, Convention & Association/2014 (ICCA), entre as dez cidades brasileiras que mais realizam eventos de negócios. Até 2018 serão promovidos 29 eventos, 12 deles realizados no próximo ano, com previsão de envolver cerca de 43 mil pessoas.

"Queremos mostrar para o mundo que Belo Horizonte está pronta. Temos um parque hoteleiro pronto, o aeroporto também foi entregue, as vias de acesso concluídas, além da nossa posição geográfica privilegiada. Além disso, a cidade conta com toda a infraestrutura para eventos de diferentes portes e diversos atrativos culturais e naturais dentro dos seus limites e também no entorno", destaca o secretário executivo do BHC&VB.

A empresa australiana (GainingEdge) é especializada em consultoria para a indústria de eventos de negócios, com experiência em projetos em mais de 50 países. O projeto será apresentado no dia 11 de novembro aos membros do trade e convidados na Capital. Na antevéspera será realizada uma reunião fechada e no dia 10 entrevistas com autoridades.

O projeto é dividido em três fases. A primeira delas começa em 2016, com a atualização de estudos e projetos do segmento. Também serão ouvidas as principais lideranças da cadeia produtiva do turismo. Na segunda fase será desenvolvido um roteiro tático e operacional de ações para fortalecer e integrar o segmento. Além disso, os empresários conhecerão boas práticas adotadas por destinos internacionais de referência.

Na última fase será feita a implementação dos processos e a definição de objetivos e metas, além de treinamento para a cadeia produtiva. As ações serão acompanhadas pela consultoria australiana, que também irá avaliar os resultados obtidos.

" É um projeto curto, de dez meses. Queremos ter uma atuação focada. hora de fazermos, de executarmos. Belo Horizonte precisa ser reconhecida pelos seus valores e estrutura e para isso vamos trabalhar duro", garante o executivo.


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.