Leitura de notícia
Estado de Minas Online ( Negócios e Oportunidades ) - MG - Brasil - 25-10-2015 - 11:32 -   Notícia original Link para notícia
Aposta nos sandubas

Enquanto duas sócias incrementam sanduicheria que existe há quase quatro décadas em BH, chef vai atrás do seu sonho e monta bistrô cujo cardápio tem preços populares


A empresária Fernanda Cardoso investiu em horário diferenciado, produtos de qualidade e num setor para eventos com sanduíches
Ela largou o trabalho em uma fábrica de pães para sanduíches da família e na qual era sócia para investir no próprio negócio. No ramo alimentício desde 2004, Fernanda Cardoso decidiu apostar num nicho similar, quando surgiu a oportunidade, em 2010, de comprar uma sanduicheria. "Foi pelos contatos que fiz na primeira empresa, onde fiquei por seis anos, que surgiu a oportunidade de comprar o X-Tudo, em 2010, que, na realidade, já existia desde 1979. Hoje, tenho como sócia na empresa a minha amiga e empresária Cynthia Reis", diz.

O X-Tudo conta com 35 sanduíches no cardápio, entre leves, tradicionais e os especiais, cujos nomes vão de A a X. "Também oferecemos batata frita e bebidas diversas. Para atender aos fanáticos por sanduíches, nosso funcionamento é diário, das 17h às 7h. Já nosso serviço de delivery funciona das 18h às 23h30. Todos os sanduíches têm boa saída, mas o X-egg bacon e o próprio X-tudo estão entre os mais vendidos", orgulha-se Fernanda. A empresa conta hoje com 25 funcionários, sendo 19 diretos e seis indiretos.

"Temos um cuidado superespecial com todos os ingredientes que usamos em nossa cozinha e, para isso, contamos com a consultoria constante de uma engenheira de alimentos. Para garantir uma carne sempre fresca e sem uso de conservantes, nossos hambúrgueres são artesanais. Nossa matéria-prima é selecionada e trabalhamos com os melhores fornecedores", garante a empresária. "Também procuramos sempre manter um padrão de quantidade e qualidade. Diferentemente das tradicionais sanduicheiras, temos um horário de funcionamento fora do padrão."

Fernanda acredita que outro diferencial da empresa é a sua equipe de trabalho, que recebe treinamento e incentivos constantes para que o atendimento também faça a diferença. "Além disso, tem o investimento que fazemos em comunicação visual (embalagens, uniformes) e nas redes sociais", pontua. Sobre o mercado, a empresária salienta que ter um negócio no Brasil sempre foi um desafio. "Existem muitas barreiras que dificultam a vida dos empresários. O mercado está instável, não conseguimos prever se o próximo mês terá o mesmo crescimento ou a mesma queda do anterior. Assim, ficamos inseguros para investir e tomar decisões. Mesmo assim, estamos planejando um crescimento de 15% a 20% para este ano."

Apesar da falta de garantias, Fernanda e Cynthia pensam em ampliar o negócio. "Desde janeiro montamos o X-Tudo Eventos. Foi um projeto desenvolvido durante o ano de 2014, levamos as miniaturas dos nossos sanduíches e batatas para eventos particulares, principalmente formaturas. Hoje, vendemos entre 7 mil e 8 mil sanduíches por mês, com um faturamento satisfatório e um retorno muito bom. Porém, existem as dificuldades inerentes ao setor alimentício. A regulamentação é muito exigente, isso faz com que os investimentos no ramo sejam um pouco maiores."

LEGISLAÇÃO E MÃO DE OBRA Segundo ela, a legislação exige adaptações o tempo todo. E uma outra dificuldade é com a gestão de pessoas. "Temos que investir em nossa mão de obra, conhecer bem cada colaborador e mesmo dispendendo todo o esforço necessário, cada dia é um dia, cada dia é um aprendizado. No caso do meu negócio especificamente, apesar de o horário de funcionamento ser um diferencial diante dos concorrentes, ele tem alguns pontos negativos, como a dificuldade de conseguir mão de obra para cumprir a jornada e a segurança", frisa.

Em tempos de crise, Fernanda avalia que o consumidor fica mais exigente, tenta gastar o dinheiro de forma mais consciente, no que realmente vale a pena. "Nesse sentido, procuro manter a qualidade dos produtos e do atendimento para que ele sinta que a compra no X-Tudo vale a pena. Nosso público, na sua maioria, é formado por pessoas jovens, entre 19 e 35 anos, que gostam de sair à noite", ressalta a empresária.

SERVIÇO
X-Tudo Sanduíches
(31) 3234-2210


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.