Leitura de notícia
Portal Hoje em Dia (MG) ( Economia ) - MG - Brasil - 24-10-2015 - 00:00 -   Notícia original Link para notícia
"Isso tudo é imposto?"

Matheus Ferraz*

"Essa ração está barata demais!" Ouvi isso de uma cliente, já uma senhorinha, que, feliz da vida, conseguiu comprar um pacote de ração com absurdos 41,26% descontados no preço no Dia da Liberdade de Impostos deste ano, do qual participamos em parceria com a /BH. "Isso tudo é imposto?", me perguntou a senhora, em uma expressão ambígua de alegria e susto. Sim, isso tudo é imposto!

Permitam-me corrigir: isso tudo era imposto. Melhor: isso tudo e mais um pouco é imposto! Com o aumento da alíquota de ICMS (que em Minas já é mais alta que em alguns estados) em alguns itens, muitos deles, inclusive a já sobretaxada ração para os pets, tiveram esse imposto estadual aumentado de 18% para 20%.

Apesar de um péssimo ano em termos econômicos, no qual as vendas do varejo acumulam baixa de 3% até agosto e os pedidos de falência acumularam alta de 9,2% no primeiro semestre, vários empresários buscam motivar a si mesmos e às suas equipe.

Criatividade, bom atendimento e inovação têm sido palavras de ordem para buscar reverter o momento ruim. Tudo o que se esperava do governo seria algum estímulo, alguma ajuda para tentar amenizar o mal que tem sido causado pela própria desgovernança governamental.

Entretanto, se há um dogma dos últimos governos é o de que o povo deve pagar - literalmente - pela incompetência do Estado. Por que agora seria diferente? Fernando Pimentel pediu, e os deputados estaduais aprovaram, mais um aumento de impostos.

Eleva-se o ICMS para que nós, empresários e consumidores, paguemos pela incompetência do governo, pelos seus maus gastos e pela máquina pública inchada. Eu, você e a senhorinha assustada pagamos pelos desvios, pela corrupção.

Afinal, é muito mais fácil tirar mais do povo (ainda mais com impostos sobre o consumo) do que rever os desvios de dinheiro, melhorar os contratos e licitações e controlar os gastos públicos.

Espero, no próximo protesto, marcado para o dia 21 de maio de 2016, encontrar novamente a senhorinha. Ano que vem, no Dia da Liberdade de Impostos, a ração que ela comprou provavelmente já estará com cerca de 45% de desconto, relativo ao imposto que pagamos a cada compra. Ou 50%. Ou 60%. Não sabemos até onde vai a mão pesada e cruel do governo, seja ele municipal, estadual ou federal.

O que sabemos é que vemos um poder público que parece atuar, sempre, contra empresários e consumidores. Pagamos e pagaremos ainda mais, para vermos novos/velhos erros políticos jogarem nosso dinheiro no ralo. E ano que vem, quando a senhorinha me perguntar se "isso tudo é imposto", responderei: "sim! Isso tudo e mais um pouco !"

*Diretor comercial do Grupo Dog's Shop


Palavras Chave Encontradas: CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.