Portal O Tempo ( Economia ) - MG - Brasil | - 22-10-2015 - 11:03 - | Notícia original | Link para notícia |
Hábito em supermercado teve mudança forçada |
Associação mostra que 51,5% dos clientes compram marcas próprias Juliana Gontijo A crise está mudando os hábitos dos consumidores é o que mostra a Pesquisa de Hábitos de Consumo dos Frequentadores de Supermercado em Belo Horizonte - feita com 650 pessoas -, e divulgada nesta quarta durante a Superminas, no Expominas, em Belo Horizonte. "O mercado vem mudando. Só que agora é uma mudança forçada por causa da atual fase da economia brasileira", observa o superintendente da Associação Mineira de Supermercados (Amis), Adilson Rodrigues. Nos últimos três meses, 35% dos consumidores diminuíram as compras. Para Rodrigues, com inflação mais alta e emprego em baixa, o consumidor está ainda mais sensível ao preço, o que vem ajudando a incrementar as vendas dos produtos de marca própria. Segundo o levantamento, 51,5% dos consumidores entrevistados têm o hábito de comprar tais produtos nos supermercados. O principal motivo para a escolha da marca própria, segundo 57,7% dos consumidores, são os preços baixos. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (Abmapro), as marcas próprias são mais baratas que as tradicionais de 15% a 20% e, em alguns casos, a economia pode chegar a 30%. Com menos dinheiro para gastar, Rodrigues ressalta que o consumidor está cada vez mais atento às promoções. Entre os fatores de escolha de um supermercado, as ofertas tiveram 13,8% das menções neste ano, bem maior que em 1995 (10%). E nem mesmo o Natal - considerada a melhor data do ano em vendas - vai fazer o consumidor colocar a mão no bolso, já que a maioria (43,5%) pretende gastar menos e 38,4% dos entrevistados devem manter o mesmo valor gasto em 2014. O "pé no freio" no consumo vai funcionar até no Natal. É que a confiança do consumidor dos supermercados está em baixa. Numa escala de 1 a dez, a maior parte (32,1%) está pouco confiante na melhoria da economia para o ano que vem. O presidente da de Belo Horizonte (-BH), , frisa que o consumidor agora só está comprando o necessário. Menos temporários contratados Atrasados Palavras Chave Encontradas: Bruno Falci, Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL |
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