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Estado de Minas Online ( Feminino e Masculino ) - MG - Brasil - 11-10-2015 - 11:01 -   Notícia original Link para notícia
Um pulo no Japão

O Brasil deveria seguir o exemplo do Japão. Assim como o stylist Paulo Martinez buscou referências na Terra do Sol nascente para criar o conceito do desfile de abertura da 17ª edição do Minas Trend. Inspirado no slogan do evento, "A força de quem faz", ele quis exaltar a capacidade do povo japonês de se reinventar diante de tragédias. "O Japão é o país que mais se refaz depois de tantas catástrofes que ocorrem por lá", justificou. Transportando a ideia para o universo da moda, Paulo fez o público refletir sobre maneiras de superar o momento de turbulência.




O inverno do desfile era gélido, como definiu o stylist. Isso porque o branco dominou a passarela. "A cor também lembra calmaria e paz, que não fazem mal a ninguém", pontou. Detalhes em vermelho faziam referência à segunda cor presente na bandeira do Japão. O preto também deu o ar da graça, mas de forma bem tímida, em apenas cinco dos 36 looks da noite.
O maquiador Ricardo dos Anjos usou da licença poética para criar a beleza do desfile com inspiração japonesa. "Tentei priorizar elementos como cabelo superliso, que leva para o lado oriental, e o vermelho da bandeira japonesa, sempre tendência no inverno, que aparece nos lábios das modelos", explicou. Indo além, ele brincou com imagens surreais, entre elas cabelo exageradamente comprido, sobrancelhas pintadas de branco, acessório de cabeça parecendo uma peruca estruturada, que até tampava o rosto da modelo, e máscaras que lembravam o teatro noh japonês.



Já que as roupas eram praticamente de uma única cor, Paulo Martinez apostou em texturas para deixar o desfile mais atrativo. Rendas, bordados e telas apareceram em quase todas as composições. Poucos tecidos lisos passaram pela passarela. "Fui minimizando o desfile no decorrer do tempo, por isso passei dos looks ricamente bordados para os extremamente limpos." A primeira modelo a entrar na passarela vestia casaco e saia inteiramente de aplicações das M.Rodarte. O desfile terminou com um vestido seco da Vivaz, que tem como único detalhe uma rosa gigante no colo.

TENDÊNCIAS Como o desfile reunia roupas de várias marcas mineiras, não havia uma só aposta para o inverno. Plissado, manga bufante, gola alta, pantacourt e maxi acessórios são algumas das tendências que surgiram na passarela. Entre os elementos que lembravam o Japão, destaque para quimonos e amarrações parecidas com a vestimenta típica do país asiático. O stylist ainda brincou com o contraste entre leve e pesado, fazendo sobreposições de blusas delicadas com capa, parca e outros casacos, mas nada de tecido pesado, já que o inverno no Brasil não é nada rigoroso.



A trilha sonora ficou por conta das vozes do coral Cantos de Minas, que se misturaram à música eletrônica com a criatividade do produtor inglês Nick Graham-Smith. "Como as roupas tinham um conceito monocromático e tecnológico, quis criar o clima com a pegada intensa do eletrônico e vozes emocionantes por cima", esclareceu. Posicionados atrás de uma tela, os músicos se revelaram, sob penumbra, apenas no início e no fim do desfile.


 


 


 


Festa da moda

Abertura do Minas Trend 
é lição de esperança


 


 


Olavo Machado Júnior, 
presidente da Fiemg

"Apesar do quadro de crise, as empresas, a indústria e o segmento de moda como um todo continuam acreditando na superação. Prova vem do Minas Trend: até há pouco tempo as empresas mineiras eram maioria, hoje dividem o espaço meio a meio com empresas de outros estados, o que mostra a força do salão de negócios, de um trabalho que vem sendo realizado com determinação. A parceria com a Codemig só reforça essa importância, 
não só por meio do financiamento, mas da aproximação do governo 
à indústria mineira, do conhecimento acerca da necessidade de adequação como a reavaliação da carga tributária e a promoção de incentivos para aumentar a produção. Por fim, espero um inverno 2016 mais frio e mais longo, porque o 
que move a indústria 
é o mercado".

Pedro Lázaro, 
arquiteto

"O tema A Força de Quem Faz mostra o posicionamento da Fiemg de valorizar toda a cadeia produtiva. O entendimento do coletivo está relacionado a junção de valores em todos os segmentos e em todas as possibilidades envolvidas nesse imenso canal de comunicação que é a moda. Por meio 
dela, é possível difundir 
ideias e valores".

Carolina e Marcela Malloy,
 sócias da grife Arte Sacra

"Fechamo a média de 60% de nossos negócios no Minas Trend, e esperamos manter o volume de vendas nesta edição. Adequamos nosso produto à demanda do mercado, mas trabalhamos com roupas de festa, com sonhos, e por isso com matéria-prima de primeira, tecidos nobres, bordados bem trabalhados. Esse cuidado permanece mesmo em tempos de crise".

Djon de Moraes, 
reitor da Uemg

"Estratégias e ferramentas como o Minas Trend mais que nunca fazem-se necessárias para o enfrentamento da crise. O salão estimula a indústria, une criatividade e inovação e é disso que precisamos para superar os desafios".

Renato Tomazi, 
editor e fundador 
da DMais Design

"O Minas Trend foi precursor de um movimento que fortaleceu a indústria mineira e firmou o calendário nacional de lançamentos, atraindo a atenção de todo o país e do exterior para Minas (quebrando a hegemonia do eixo 
Rio/ São Paulo).
 Agora, ninguém 
precisa mais sair de Minas 
para fazer acontecer".


 


 


João Grillo, 
fundador da Casa Cor MG

"A cidade precisa de muitos eventos em todos os segmentos para dar visibilidade a nossa indústria e comércio, do que é produzido aqui. Ela faz parte de uma estratégia que deve existir sempre e ser cada vez mais forte. E é preciso persistência pois nossos negócios não podem parar por causa da crise".

Lucas Magalhães, 
estilista da grife homônima

"A grife começou aqui, se desenvolveu no salão, e nunca mais parou de crescer. Acredito em um movimento satisfatório e em um crescimento na 
casa dos 15%".

Valéria Lemos, 
estilista

"O Minas Trend é o maior salão de negócios de moda do Brasil. A feira responde por 70% dos negócios da e.Store e nesta edição espero manter o mesmo nível. Sou otimista sempre e trouxe 200 referências na coleção de inverno pois acredito que a moda bonita e de qualidade sempre tem espaço no mercado".

Fabiana Milazzo,
 estilista

"Só comecei a vender atacado quando vim para o Minas Trend e hoje a grife Fabiana Milazzo conta com 90 pontos de venda no Brasil e exporta para 15 países. Nunca deixamos de crescer no evento e espero bater a casa dos 20% com a coleção outono-inverno'16".

tereza santos,
empresária

"O Minas Trend prova mais uma vez que é a sustentabilidade que não só facilita, mas que permite a moda acontecer. O projeto como um todo mostra que deve manter-se firme e é extremamente positivo não somente para o varejo, mas também para o atacado."

 
Marilu Sette Câmara, 
gerente de cerimonial 
e eventos da Fiemg

"O Minas Trend é hoje o maior evento gerador de negócios da América Latina. Consolidou-se como iniciativa para incrementar o mercado, trazer investimentos, compradores. É um processo de trabalho contínuo, que conta com a parceria de sindicatos, e que coloca a Fiemg 100% disposta a atender as demandas do setor".

Marco Antônio 
Castelo Branco, 
presidente da Codemig

"O Minas Trend é muito importante para a 
Codemig porque ela 
tem a oportunidade de participar do evento e valorizar o trabalho de mais de 150 mil pessoas envolvidas com a indústria de confecção. Isso é um privilégio para nós, por fazer essa parceria com a Fiemg e ter esse alcance inigualável aqui no estado de 
Minas Gerais. É um dos poucos eventos em que vemos pessoas de fora virem para Belo Horizonte para fazer compras e gastar dinheiro em Minas." 



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