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Estadão ( Economia ) - SP - Brasil - 08-10-2015 - 08:19 -   Notícia original Link para notícia
Carrefour acelera abertura de mercadinhos

Atrás dos concorrentes no formato de mercados pequenos, varejista tem inaugurado, em média, três lojas da bandeira Express por mês





Carrefour encerrou o mês de setembro com 13 lojas no formato Express


Após um período de testes na primeira metade deste ano, o Carrefour decidiu acelerar seu projeto de mercados pequenos com a bandeira Carrefour Express. A companhia, que teve uma entrada tardia nesse negócio na comparação com seus concorrentes, tenta recuperar o tempo perdido e tem inaugurado em média três lojas por mês.



Lançada há pouco mais de um ano, a bandeira Express chegou a 13 lojas em setembro. As primeiras quatro foram abertas ainda em 2014 num projeto piloto, mas nos últimos três meses a expansão ganhou força. "Temos um plano mapeado para os próximos três anos e vários pontos com contrato assinado", disse Luis Curti, diretor do Carrefour Express no Brasil, ao Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado.



Com o consumo em baixa, os hipermercados estão desacelerando, ao mesmo tempo em que mercadinhos e "atacarejos" avançam. O Carrefour não revela a venda por formatos de lojas, mas analistas estimam que 45% da receita da companhia vem dos hipermercados, o que é um risco. No Grupo Pão de Açúcar (GPA), esses dois formatos têm ajudado a compensar a queda das vendas nos hipermercados, modelo que sozinho registrou 2,7% de retração no primeiro semestre.



O executivo do Carrefour não revela a quantidade de lojas Express que o grupo pretende abrir, mas diz que o objetivo é chegar à liderança desse formato - o que ainda está longe de acontecer. Hoje, o GPA tem 340 lojas entre suas bandeiras Minimercado Extra e Minuto Pão de Açúcar. São abertas, em média, 10 lojas de proximidade por mês. O Walmart também explora as lojas de vizinhança com o Todo Dia, embora nessa mesma bandeira estejam incluídos supermercados e hipermercados.



Custo. Em média, cada unidade do Carrefour Express chega a demandar investimentos de R$ 800 mil a R$ 1 milhão. "O Carrefour demorou um pouco para entrar nesse segmento, mas está muito seguro de que encontrou um bom modelo de negócio, que complementa os outros formatos", diz. Um dos desafios para a expansão desse modelo é o abastecimento dos pontos de venda. Com um estoque pequeno de cada produto, as lojas precisam de reposição ágil e a localização delas em áreas centrais da cidade exige adaptações.



Desde o lançamento do Express, o Carrefour já fez alguns ajustes no formato. Pesquisas com consumidores indicaram a necessidade de reforçar o sortimento de produtos frescos. Frutas e legumes que apareciam de forma mais tímida nas primeiras lojas ganharam espaço e a rede passou a ter pequenas padarias.



Nesta primeira etapa, a previsão do Carrefour é abrir mais lojas na Grande São Paulo. Uma expansão para outras regiões do Estado e até mesmo para além do território paulista não está descartada no longo prazo. De acordo com o executivo, a rede mira tanto em regiões residenciais como em áreas de forte concentração de escritórios.


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