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Diário do Comércio online - BH (MG) ( Economia ) - MG - Brasil - 01-10-2015 - 11:00 -   Notícia original Link para notícia
Comércio mais otimista com o Dia das Crianças

As expectativas do comércio varejista em relação ao Dia das Crianças estão mais positivas do que as registradas em outras datas comemorativas de 2015. Porém, em relação à mesma época do ano passado, é observada maior cautela do consumidor. Neste exercício, o tíquete médio dos presentes deve girar em torno de R$ 117,57, enquanto que em 2014 o valor médio chegou a R$ 93,94. A alta, no entanto, se deve à inflação em 2015, que elevou os preços dos principais produtos adquiridos para presentar.

"O maior apelo emocional da data deve estimular o comércio e fazer com que o Dia das Crianças seja melhor do que o dos Pais, das Mães e dos Namorados. Datas importantes, mas que, devido ao cenário econômico atual, tiveram um desempenho menor do que as expectativas", explica o vice-presidente da de Belo Horizonte (/BH), Davidson Cardoso.

De acordo com pesquisa da /BH, apesar do aumento do tíquete médio, a intenção da maioria dos consumidores (56,7%) é gastar menos neste Dia das Crianças. A redução dos gastos tem como principais motivos a crise econômica, o aumento dos preços dos produtos, a redução das despesas por parte das famílias, a elevação do desemprego, o maior endividamento e a queda do poder de compra.

Em período de crise, a cautela em relação ao maior endividamento faz com que os consumidores optem pelos pagamentos à vista, medida que será adotada por 82% dos entrevistados, e o dinheiro será a forma de pagamento mais utilizada (63,8%). As outras modalidades citadas foram o cartão de débito, que será adotado por 9,8% dos consumidores, o pagamento à vista no cartão de crédito (8,1%) e à vista no boleto bancário (0,3%). Já 17,7% dos entrevistados vão parcelar as compras no cartão de crédito em até cinco vezes e 0,3% vão parcelar no cheque.

Como em anos anteriores, os brinquedos lideram a intenção de compra neste Dia das Crianças, opção que será adotada por 49,9% dos entrevistados. Os itens mais procurados são: bonecos (15,4%), jogos educativos e diversos (13,9%), carrinhos (10,9%), bicicletas, velotrol e triciclos (3,8%) e brinquedos em geral (5,9%).

Já para 27,9%, as roupas serão a opção de presentear. Em seguida estão os calçados (12,5%), eletrônicos, celulares e eletrodomésticos (5,4%) e livros (4,3%).


Locais - Segundo a pesquisa da /BH, a preferência dos consumidores por lojas de rua está maior em 2015. Neste ano, 65,81% devem optar por esses estabelecimentos. Em 2014, o índice foi de 55,01%. Os locais escolhidos são: região onde mora (43%), hipercentro da Capital (19,1%), centros comerciais (3,4%) e Savassi (0,3%). Os shoppings somam 15,4% da preferência dos consumidores. Já 4% devem comprar os presentes nos malls populares e 3,4% pela internet.

O preço será o fator determinante para o consumo no Dia das Crianças. Esse é o principal quesito avaliado por 54,3% dos entrevistados da classe E. Nas faixas C e D esse índice é de 43,9%, caindo para 30% nas classes A e B. Os itens educação e cortesia dos funcionários são decisivos para 20% dos consumidores, seguidos pelo ambiente agradávefcdll (10%) e agilidade no atendimento (10%). Outro quesito relevante para 25,1% dos consumidores das classes C e D é a qualidade dos produtos.

Para a maioria dos entrevistados (58,8%), as comemorações do Dia das Crianças ficarão somente no presente. Mas 34,1% comemorarão a data com passeio ao parque, liderando a intenção de 11,9% dos consumidores. As outras comemorações citadas foram o almoço fora de casa (6,9%), almoço em casa (6%), cinema (3,6%), lanchar fora (1,2%) e outros (4,5%).


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL, Criança
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