Leitura de notícia
Portal O Tempo ( Últimas Notícias ) - MG - Brasil - 29-09-2015 - 09:45 -   Notícia original Link para notícia
Savassi vai herdar 'banhistas' vindos da Praia da Estação - 3h00

Proposta de mudar endereço de evento no sábado preocupa autoridades, que cobram notificação



Irreverência. Encontro na praça da Estação surgiu após decreto da prefeitura de 2010 proibindo eventos de qualquer natureza no local


Se Belo Horizonte não tem mar, o povo inventa. É o que foi feito em 2010, com a criação de uma praia bem no centro da cidade, na praça da Estação. Após um início conturbado, a brincadeira conquistou o público e segue ocorrendo sem mais transtornos. Porém, como as fontes do espaço agora não funcionam mais, surgiu a ideia de mudar o banho de sol para a Savassi no próximo sábado. Mas a proposta dos banhistas de transferir a Praia da Estação de lugar preocupa as autoridades.


Em uma reunião do conselho regional da () com a Polícia Militar, na manhã de ontem, comerciantes expressaram preocupação com o número de pessoas confirmadas para o evento nas redes sociais: cerca de 5.000. "Estão falando em milhares de pessoas se banhando nas fontes. Se cada um usar um bem público desse jeito, não vamos chegar a lugar nenhum", disse Alessandro Runcini, diretor da Savassi.


No mesmo encontro, o secretário da Regional Centro-Sul, , chegou a dizer que a prefeitura, a polícia, a guarda municipal e a fiscalização tentariam impedir a praia. "Estamos todos atentos para que o evento não ocorra". Horas depois, ele se justificou, dizendo que não é contra o uso da praça e não haveria repressão caso pessoas de sunga e biquíni aparecessem na Savassi. "Tanto que estamos planejando o uso de grades para proteger os jardins e as fontes", pontuou. 


Para a prefeitura, porém, a falta de aviso por parte dos organizadores dificulta o planejamento. Segundo o decreto 13.792/ 2009, qualquer evento nos espaços públicos com previsão de público maior que mil pessoas deve ser comunicada à prefeitura. Isso, segundo o secretário, é preciso para que a cidade se organize. O gestor ainda destacou que, apesar desta comunicação oficial não ser feita normalmente na praça da Estação, as estruturas dos dois endereços são completamente diferentes. "No centro, é um espaço enorme, muito aberto, sem obstáculos e com poucos equipamentos, não temos problema se não houver esse aviso. Na Savassi, porém, temos o cruzamento de duas avenidas, dezenas de lojas, mesas nas calçadas. Enfim, é outro tipo de lugar".


A reação indignou os envolvidos com o evento. Um dos organizadores, o DJ Dú Pente, disse não ser praxe o contato com as autoridades. "Agora temos que pedir para a Polícia Militar para ir à praça?", questionou. Ele também apontou que a fonte da praça da Estação não funciona há pelo menos um ano. "Fica a sensação de que a prefeitura tem um problema com a diversão das pessoas", declarou.


Prefeitura


"Não queremos proibir ninguém de usar a praça, mas temos que entender que são estruturas diferentes e precisamos ser alertados sobre a presença dessa quantidade de público, para a organização e até a segurança dos participantes."


- Secretário da Regional Centro-Sul



Organização do evento


"Era só o que faltava, termos que avisar a polícia que nós vamos usar uma praça. Como a fonte da Estação não funciona, vamos para onde ela está ligada o tempo todo. Também somos cidadãos e temos direito à cidade e a momentos de lazer e diversão."


DJ Dú Pente - Um dos organizadores


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL, Marcelo de Souza e Silva
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.