Leitura de notícia
Portal O Tempo ( Últimas Notícias ) - MG - Brasil - 30-09-2015 - 08:09 -   Notícia original Link para notícia
Sob fortes protestos, aumento de ICMS é aprovado em 1° turno


Pressão. Entidades que representam o comércio promoveram protesto ontem na Assembleia; ICMS sobre energia foi o principal alvo


O consumidor mineiro pode preparar o bolso para 2016. O Projeto de Lei (PL) 2.817/2015, do governador Fernando Pimentel, foi aprovado ontem, em primeiro turno, na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), sob forte protesto dos comerciantes. É que a proposta prevê o aumento da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 14 categorias de produtos e serviços. A votação em segundo turno poderá acontecer ainda hoje, já que está prevista na pauta.


A alta de tributos, segundo o presidente da de Belo Horizonte (-BH), , significa aumento dos preços. "É a população que acaba pagando a conta. E, no atual momento da economia brasileira, que não vai bem, aumento de impostos não é bem-vindo", reclama.


Na forma como foi aprovada, a proposição aumenta a carga tributária sobre diversos produtos considerados "supérfluos", como refrigerantes, ração para pet, perfumes e cosméticos, alimentos para atletas, telefones celulares, câmeras fotográficas e de vídeo, equipamentos para pesca esportiva e aparelhos de som e vídeo para uso automotivo. Para todos esses produtos, a alíquota do ICMS será elevada em 2 pontos percentuais. As novas alíquotas vão variar entre 14% e 27%.


Palavras Chave Encontradas: Bruno Falci, Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.