Portal O Tempo ( Últimas Notícias ) - MG - Brasil | - 27-09-2015 - 10:40 - | Notícia original | Link para notícia |
Compra coletiva é boa opção - 3h00 |
Restaurantes de BH se unem em encomendas conjuntas e conseguem economia de 4% nos custos Barganha. Fernando Júnior afirma que, em um mês usando o software de compras coletivas, o Porcão conseguiu reduzir custos em 4% Queila Ariadne Comprar alguns quilos de arroz tem um custo. Já comprar toneladas, tem outro. Partindo dessa máxima, 15 bares e restaurantes de Belo Horizonte se uniram no sistema SuperBuy, um software que agrega os pedidos de todos e consegue negociar preços bem menores na quantidade. Aqui na capital, a ideia foi implementada pelo dono do Los Mariachis, Humberto Machado, que virou sócio do programa e apresentou a solução para a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MG), onde é diretor. "Já temos cerca de 50 fornecedores. Toda quinta-feira, recebemos os pedidos até as 10h. Eles são reunidos e vamos ao mercado ver quem oferece o custo mais baixo. Negociamos até a segunda-feira e na terça-feira as mercadorias já começam a ser entregues", explica Machado. Segundo o presidente da Abrasel-MG e dono do Porcão, Fernando Júnior, o modelo de clube de compras chegou em ótima hora, quando o setor tem enfrentado queda de 10% no movimento. "Comprar volumes maiores aumenta o poder de barganha e ajuda a melhorar a margem de lucro. É uma estratégia inteligente, que vai forçar os fornecedores a baixarem os preços", explica. Só no Porcão, em menos de 30 dias usando o SuperBuy, o restaurante conseguiu reduzir os custos em 4%", afirma o dono da churrascaria. Poder de persuasão. O professor de gestão financeira da Fumec, Leonardo Teixeira, afirma que, embora a situação esteja difícil para todos, inclusive para os fornecedores, o momento favorece a negociação. "Tem que tentar desconto para reduzir custo, se o fornecedor tiver uma gordura no faturamento, ele vai melhorar as condições para não perder os clientes", avalia Teixeira. Correr atrás dos fornecedores é exatamente a estratégia que a dona da Let'Sports, Letícia Barbosa Novais, tem adotado. "Estou negociando prazos para parcelar o pagamento em mais vezes e conversei muito com o dono da loja para conseguir um aumento menor no valor do aluguel. Nesse momento atual, a habilidade de negociar e o poder de persuasão fazem muita diferença", afirma Letícia.
Força coletiva. Qualquer bar ou restaurante pode aderir ao software que oferece oportunidade de compras coletivas, mas, para os associados da Abrasel, as condições são especiais.
Persuasão. Para aumentar margem, Letícia Novais 'chora' prazo maior e desconto com fornecedores Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL |
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