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Diário do Comércio online - BH (MG) ( Economia ) - MG - Brasil - 19-09-2015 - 12:13 -   Notícia original Link para notícia
Cervejas artesanais ganham as gôndolas


Supermercados apostam nas cervejas premium, cujo consumo está em expansão/Alisson J. Silva


Até há pouco tempo restrita apenas a pequenos empórios e delicatessens requintadas, a crescente expansão do mercado de cervejas artesanais e especiais - consideradas premium - no Brasil já chamou a atenção das grandes redes supermercadistas. Os supermercados mineiros, principalmente da Capital, onde a produção dessas bebidas é pioneira no País e o consumo explodiu nos últimos anos, estão cada vez mais investindo e dando mais espaço para cervejas diferenciadas nas gôndolas de suas lojas.

De acordo com o presidente do grupo Super Nosso, Euler Fuad Nejm, as vendas de cervejas artesanais na rede estão em franco crescimento. "Hoje, a participação das premium nas vendas de cervejas em geral já representa 20% do total negociado. A tendência é crescer mais até pela aproximação de preço (em relação aos rótulos tradicionais)", afirmou o empresário.

Nejm não exita em dizer que, no momento, aposta mais no crescimento das cervejas especiais do que das marcas comuns, "ainda mais em Belo Horizonte onde as pessoas apreciam o produto e onde temos uma cultura forte de boteco", ressaltou.

Opinião semelhante tem o sócio-fundador dos supermercados Verdemar, Alexandre Poni. Presente na Grande BH, a rede é voltada para o público das classes A e B, onde estão mais concentradas as vendas dessas bebidas, até em função do preço mais alto.

"Acho que o caminho da cerveja é cada dia mais semelhante ao que o vinho vem percorrendo no Brasil. A população tem ficado mais exigente e buscado produtos de melhor qualidade. No País, ainda estamos engatinhando. Para se ter ideia, nos Estados Unidos, o mercado de cervejas premium já chega a 12%, 13%. Aqui é ainda muito pequeno. Temos muito espaço para crescer e a Ambev já percebeu isso", avaliou o empresário.


Dinamismo - O vice-presidente da Ambev, líder de mercado entre as cervejarias brasileiras, com 70% de market share -, Fernando Soares, ratifica a informação. Segundo ele, há espaço para as cervejas artesanais crescerem no Brasil e ele avalia que isso, em geral, é excelente para a categoria.

"A cerveja artesanal traz de volta toda a diversão que a cerveja tem que ter por si só. um produto dinâmico, que tende a agregar pessoas, reunir os amigos. Até porque as pessoas estão optando por beber mais em casa, até pelas restrições legais existentes, como a Lei Seca e a proibição de fumar em bares e restaurantes", afirmou o executivo em entrevista concedida recentemente durante sua participação na convenção Anual da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Para ele, o crescimento das cervejas premium não ocorrerá em detrimento das marcas tradicionais. Não acredito em queda no consumo. "Mas é claro que vamos aproveitar para surfar na atual onda das cervejas artesanais e ampliar as vendas e as margens da categoria", disse.

E como está aproveitando. Em julho, a Ambev fechou a compra da Colorado, marca especializada em cervejas artesanais de Ribeirão Preto (SP). A operação ocorreu pouco depois de a gigante cervejeira anunciar uma associação com a mineira Wals (em fevereiro deste ano). O valor dos negócios não foi divulgado.


Mercado é promissor para produto premium


O Grupo Pão de Açúcar (GPA), segunda maior rede supermercadista do Brasil conforme o ranking da Abras de 2014, também considera promissor o mercado de cervejas premium.

De acordo com a assessoria de comunicação do grupo, a companhia é pioneira na exploração desse tipo de produto no País e, no ano passado, houve um aumento da demanda por cervejas artesanais em 15% na capital mineira.

Por isso, a loja da bandeira Extra do bairro Belvedere (Centro-Sul) foi reinaugurada recentemente após passar por uma mudança de layout em que alguns setores foram incrementados, como o de cervejas especiais, que passou a contar com mais de 50 rótulos.

Em Uberlândia, única cidade mineira que conta atualmente com uma loja do Pão de Açúcar, as cervejas especiais têm ganhado destaque na exposição nos últimos meses, com a colocação de uma mesa permanente na entrada da loja, além das gôndolas no setor de bebidas, devido à demanda crescente pelo produto. A loja chega a ter cerca de 200 rótulos, entre cervejas nacionais e importadas.

"A cerveja artesanal, apesar de ainda ter uma participação pequena em relação às cervejas pilsen tradicionais, tem um mercado enorme pela frente, principalmente nas lojas de proximidade (vizinhança). O brasileiro está se interessando cada vez mais pelo produto e percebemos um retorno muito interessante quando fazemos promoções, gera fluxo. Antes não era assim, era um produto de fundo de loja. Hoje é diferente, as cervejas premium vêm ganhando cada vez mais destaque", concluiu o diretor de Lojas de Proximidade do GPA, Renato Giarola.


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