Leitura de notícia
Estado de Minas Online ( Opinião ) - MG - Brasil - 18-09-2015 - 09:24 -   Notícia original Link para notícia
Dia Mundial do Turismo

É hora de conscientizar a sociedade para o peso do setor na economia



Alexandre Araújo
Diretor da Fire Eventos e realizador do Festival de Turismo Ouro Preto



O cenário econômico do país tem influenciado o setor de turismo. Com o dólar nas alturas, o brasileiro está optando mais por viajar no Brasil, aumentando a procura por destinos nacionais. Conforme levantamento do Ministério do Turismo referente a abril deste ano, 77,4% dos brasileiros pretendem viajar para algum destino no país. A pesquisa aponta que essa é a maior intenção da população por opções de turismo nacional nos últimos 10 anos. O crescimento foi de 11,2% em relação a abril de 2014. O aquecimento do setor pode ser atribuído à melhoria da estrutura de aeroportos e à quantidade de feriados nacionais. Entretanto, ainda é preciso investir mais no turismo brasileiro, cujas opções para os viajantes são muitas, como destinos ideais para negócios e eventos, de lazer, aventura e histórico. O Dia Mundial do Turismo, comemorado em 20 de setembro, é uma oportunidade de discutir o que deve ser melhorado para ampliar o setor no país.

A data foi criada durante uma conferência da Organização Mundial do Turismo (OMT), em 1980. O objetivo foi homenagear a implementação do estatuto da entidade, adotado desde 1970, considerado um marco na história do turismo mundial. O Dia Mundial do Turismo é uma oportunidade de conscientizar a sociedade sobre a importância do setor e de seu impacto direto na economia das cidades. É perceptível que nos últimos anos o país recebeu investimentos para melhorar a estrutura e qualificar o atendimento prestado aos turistas, principalmente, devido à realização dos megaeventos, como a Copa do Mundo e, agora, a Olimpíada. De acordo com o Ministério do Turismo, o setor movimenta 3,7% do PIB nacional. Em 2014, foram registrados 206 milhões de viagens domésticas, número 2% superior ao de 2013. Contudo, podemos identificar ainda um déficit em algumas cidades turísticas, que requerem investimentos em medidas básicas, como na estrutura dos hotéis, disponibilidade de traslados e até mesmo opções para a alimentação do turista. Outro ponto importante é fomentar a qualificação dos profissionais que atuam no setor. A compreensão da atual situação turística do país, suas transformações e mudanças mercadológicas, seja devido à crise, seja pelas exigências do mercado, são características fundamentais para estimular os resultados do turismo no país. A cidade de Ouro Preto, por exemplo, é considerada uma das maiores riquezas do estado de Minas Gerais. Foi eleita pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade e tombada nacionalmente para amparar as tradições culturais e manter vivos os fatos históricos do Brasil. Ouro Preto recebe cerca de 30 mil pessoas por mês e, hoje, conta com 5 mil leitos. Por isso, o destino demanda não somente uma boa estrutura para receber o turista, mas também profissionais capacitados para prestar um bom serviço para esse público. Visando promover essa qualificação, será realizado na cidade, entre os dias 15 e 17 de outubro, o 1º Festival de Turismo Ouro Preto.

O turismo representa uma das áreas mais importantes da economia do Brasil. Com muitas opções de destinos, como praias, cidades históricas e belezas nacionais, o país encanta milhares de turistas ao longo dos anos. Somar esforços para investir nas cidades com grande potencial é uma necessidade para fortalecer e ampliar ainda mais o setor. Por outro lado, cabe às entidades, organizações e empresas voltadas para a área promove constantemente discussões de como o turismo pode crescer.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.