Leitura de notícia
O Globo Online (RJ) ( Economia ) - RJ - Brasil - 10-09-2015 - 09:12 -   Notícia original Link para notícia
Empresas brasileiras investem mais lá fora

Para driblar crise interna, companhias miram o exterior e já estão em 100 países


- SÃO PAULO- A recuperação da economia dos Estados Unidos e de países da Europa, depois da crise de 2008, e o enfraquecimento da economia brasileira levaram empresas daqui a buscar mercado no exterior. Levantamento da Fundação Dom Cabral mostra que a internacionalização de uma amostra de 62 multinacionais brasileiras cresceu 7% em 2014, passando de 22,9% em 2013 para 24,5%. Em 2013, o mesmo índice havia crescido apenas 1,6%. O indicador é uma média das receitas, ativos e funcionários que as empresas têm no exterior em relação aos mesmos números nas plantas locais.


- A internacionalização das empresas brasileiras já vinha crescendo, mas a crise na economia intensificou esse movimento - disse Sherban Cretoiu, pesquisador da Fundação Dom Cabral, lembrando que a busca de novas tecnologias, diferentes processos de gestão e ganho de competitividade também estão entre as razões que levam multinacionais brasileiras ao exterior.


No levantamento, os pesquisadores perguntaram às empresas como as dificuldades político-econômicas do Brasil afetaram a estratégia de internacionalização. Do total, 28,1% tiveram sua estratégia afetada e 1,8% muito afetada. Segundo a pesquisa, 13,6% ampliaram seus investimentos no exterior e reduziram no mercado doméstico, enquanto 29,5% aumentaram os aportes lá fora e o mantiveram no mesmo nível no Brasil. Algumas das que optaram por essa estratégia o fizeram devido aos bons resultados obtidos nas operações internacionais. Já 20,5% reduziram investimentos tanto no exterior quanto no mercado doméstico.


O pesquisador diz que muitas empresas brasileiras que já exportavam e agora estão sendo beneficiadas com a valorização do dólar começam a fazer planos de estabelecer uma base lá fora, já que este ano e 2016 serão marcados pela retração na economia. A pesquisa mostrou que mais de 20 multinacionais brasileiras fincaram sua bandeira em 33 novos países no ano passado. Com isso, chegou a cem o número de nações onde já operam empresas brasileiras.


A América do Sul é a região em que as multinacionais brasileiras estão mais presentes: 82,2% delas atuam em países sul- americanos. Em seguida vêm América do Norte ( 69,3%), América Central e Caribe ( 64,5%), Europa ( 41,9%), África ( 33,8%), Oriente Médio ( 29%), Ásia ( 20,9%) e Oceania ( 14,5%). A China é o principal destino fora das Américas, com 22 filiais.


- Começamos a olhar para a China entre 2011 e 2012. Agora temos uma joint venture lá com uma empresa israelense - diz Leonardo Schnorr, gerente da Artecola, que espera colher frutos com a desvalorização do yuan, já que a divisa mais fraca tende a atrair linhas de montagem de calçados para território chinês.      


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.