Leitura de notícia
Estado de Minas Online ( Gerais ) - MG - Brasil - 08-09-2015 - 10:07 -   Notícia original Link para notícia
Quem disse que BH não tem praia?

Evento na Praça da Estação leva 'banhistas' ao Centro de BH


Valquiria Lopes


Publicação: 08/09/2015 04:00



Praia da Estação reuniu gente de todas as tribos, do batuque à poesia


Quem passou o feriado de 7 de setembro em Belo Horizonte teve a oportunidade de ir para a praia, mesmo não tendo deixado a cidade. Embora a capital não tenha mar, muita gente desfilou ontem pela Região Central usando trajes de banho, enrolada em toalhas, cangas ou simplesmente com pouca roupa para participar do movimento Praia da Estação, realizado há cinco anos na praça do Centro do capital. Em mais uma edição, o evento reuniu famílias, amigos, casais, crianças e muita alegria. Teve de tudo: batuque, funk, sarau de poesia, piquenique, jogo de queimada e muita gente se divertindo com skate, bicicleta, patins ou com seu animal de estimação.



Apesar do sol escaldante e de o carro-pipa que promove o famoso "banho" com jato d'água não ter comparecido durante o horário mais quente do evento, a alegria estava estampada no semblante dos participantes. "Aqui é cada um na sua, fazendo o que gosta e aproveitando a cidade da forma que mais lhe agrada. É uma união de todos os movimentos e de todas as tribos", afirmou a estudante Isadora Fachardo, de 21 anos, que esteve na Praça da Estação na companhia de amigos. Um deles, Mateus Brizola, de 20, resumiu o desejo de todos por ali: "O que a gente quer é ocupar esse espaço urbano. Acho isso muito positivo porque a cidade é da população e as pessoas têm que usufruir dela", disse.



O próprio conceito de ocupação urbana faz com que o Praia da Estação não tenha um organizado único, como explica a atriz Denise Lopes, de 30. "O 'praia' é um movimento livre. Mas, apesar de lúdico, sempre tem um cunho político, de protesto", afirma Denise, lembrando que, quando criado, o evento era uma contestação ao decreto municipal que proibia a realização de eventos na praça. "Hoje, mantemos a reivindicação pela queda do preço da passagem. Estamos nos divertido, mas a ocupação mantém o tom de protesto", diz. Denise participa desde a primeira edição, em 2011, e contribui para divulgação do movimento, feita sempre pelas redes sociais. No facebook, o evento chegou a ter 11 mil confirmações de comparecimento, mas a Polícia Militar não informou qual era o público presente.



No time daqueles que não perdem a chance de ir à "praia" por nada estava o casal Jade Silva Pacheco, de 20, e Vinícius Gabriel Ferreira Silva, de 22, que também participam desde o início. Mas ontem o passeio tinha uma novidade. Foi a primeira vez que eles levarem o filho Leonardo, de apenas oito meses, para participar do evento. "Já viemos antes de nos conhecermos, depois namorando e também com ela grávida. Agora, trazemos o Léo, porque ele está sempre com a gente", contou Vinícius.


Palavras Chave Encontradas: Criança
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.