Leitura de notícia
Estado de Minas Online ( Negócios e Oportunidades ) - MG - Brasil - 06-09-2015 - 12:17 -   Notícia original Link para notícia
Suporte para o sucesso da festa

Empresas que cuidam de cerimonial sentem o impacto da crise econômica e apostam na qualidade do serviço para conquistar os clientes


Augusto Pio


Publicação: 06/09/2015 04:00



Fernanda Lage, da Versátil Eventos, diz que neste ramo é preciso planejamento, dedicação e paciência


Um dos serviços mais importantes na realização de eventos é, sem dúvida, o cerimonial. Mas, afinal, o que é que fica a cargo das empresas que prestam esse tipo de serviço? Na realidade, embora possa não parecer, o cerimonialista é responsável por muitas coisas. Por exemplo, no casamento, ele poderá auxiliar na gestão do orçamento, no check list personalizado, acompanhamento e montagem do evento, consultoria financeira, supervisão do bufê (contagem de bebidas etc.), cronograma periódico para não perder prazos, indicação de expectativas, suporte para dicas e solução de eventuais problemas, reuniões com os noivos para fechar detalhes (lista de pessoas importantes para tirar foto, alguma música especial, algum momento especial) e reunião com todos os profissionais, entre outros serviços.

E o mercado, como anda neste momento? "Em se tratando da crise por que estamos passando no país, o que percebo são clientes diminuindo o tamanho dos seus eventos para caber no orçamento, fazendo algo mais intimista, o que acho ótimo, porque aproveitam mais a festa. Outros estão postergando a data, com medo de gastar ou de assumir um compromisso sem estabilidade no emprego. E, como se não bastasse, uma concorrência cada vez mais desleal e muito amadorismo", lamenta Fernanda Lage, da Versátil Eventos. "Neste ramo, é preciso planejamento, dedicação, paciência, muita reciclagem e amor pelo que faz."

Criada há 10 anos, a empresa oferece serviços de assessoria e cerimonial. "Trabalhamos com free-lancers nos eventos, e a quantidade varia conforme o tamanho do evento, local etc. Mas todos estão na empresa há anos. Para fazer parte, é preciso ser de confiança (geralmente, indicado por alguém que conheço) e capacitado por mim. No mais, temos contrato com empresas para cuidar das áreas burocráticas/financeiras. Fazemos apenas um evento por dia e com horário de atendimento flexível, garantindo exclusividade e total atenção/dedicação ao cliente desde o começo do processo até o pós-evento, incluindo a orientação na escolha dos fornecedores. Estou sempre presente, do início ao fim do evento", ressalta Fernanda.

Para Bruna Faria, proprietária da Ideal Gestão em Eventos, há oito anos no ramo, o mercado está oscilando. "Diante da situação da nossa economia, posso dizer que já tivemos momentos melhores." A empresa foi fundada em 2000 e oferece serviços de planejamento de eventos sociais e corporativos. "A procura maior é pelos casamentos", ressalta Bruna. "Minha empresa conta com uma equipe graduada em gestão de eventos. Sendo assim, tem, além do conhecimento prático, o teórico, com o qual traz para o mercado uma segurança maior. Trabalhamos com equipe de free-lancers que já está fixa há cerca de três anos e meio."

Bruna espera crescer este ano 10% com relação a 2014. "Isso, pelo momento de dificuldade por que nossa economia está passando." Para driblar a crise, a empresária conta com a credibilidade que a Ideal tem no mercado. "Conseguimos uma interlocução maior com os fornecedores, negociando, assim, preços mais baixos para termos maior competitividade em tempos de crise." Ela diz que vale a pena investir no setor, desde que o empreendedor tenha paciência para criar um bom relacionamento com os parceiros e clientes, que são o melhor marketing.

ANO ATÍPICO Para Rosemary Lemos Alvares, do La Rose Cerimonial e Eventos, que presta serviços de assessoria em organização e realização do cerimonial em eventos sociais e corporativos, o mercado é muito bom, mas o país está passando por restrições. "Em 2014 o mês de maio foi atípico, somente um casamento. No segundo semestre, houve melhora, clientes contratados ainda no segundo semestre de 2013", lembra. Apesar das dificuldades proprocionadas pela crise, ela ainda considera o faturamento bom.

O La Rose existe há 10 anos e oferece assessoria e realização de cerimonial em eventos sociais e corporativos. "Somos mais procurados para casamentos e aniversários de 15 anos. Em evento social, como casamento, cuidamos da concepção até levar os noivos ao aeroporto", informa Rosemary. Ela ressalta que não tem empregados e que trabalha com freelancers em cada evento. No escritório, conta com uma assessora comercial. "Nossos clientes são aquelas pessoas que querem realizar seus sonhos."

Andréa Geovanini, sócia-diretora da Solennité Organização de Eventos, fundada em 1996, diz que a concorrência se tornou grande. "Quanto começamos, fomos uns dos pioneiros no mercado mineiro, haviam poucas empresas boas e qualificadas no mercado. Por isso, montamos a Solennité. Hoje, várias pessoas de outros ramos resolveram também montar e fazer cerimonial, talvez por ser uma área gratificante ou mesmo por parecer lucrativa." A empresa oferece serviços de cerimonial, planejamento, assessoria e execução de festas e eventos em geral.

A empresária salienta que o mercado anda saturado de empresas de eventos. "As mais antigas prevalecem com bons trabalhos, e algumas novas, que surgem, mais pelo prazer de fazer festa, acabam atrapalhando, pois oferecem custos menores e, às vezes, até surreais para se oferecer um trabalho com qualidade. Mas acredito que haja mercado para todos, para cada sonho e para cada custo. Trabalho com dedicação e seriedade para satisfazer os desejos e sonhos de cada cliente. Precisa-se ter uma grande demanda de parceiros e ser profissional com eles, ser mesmo parceiro, e não concorrente, com cada um e em cada etapa da montagem. Só se consegue a excelência trabalhando com uma boa equipe, planejando e sonhando juntos, para, em sintonia, realizarmos um belo e gratificante trabalho."


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.