Leitura de notícia
O Globo Online (RJ) ( Economia ) - RJ - Brasil - 05-09-2015 - 11:07 -   Notícia original Link para notícia
Produção de veículos recua 18,2% em agosto, diz Anfavea

Volkwagen discute com sindicato redução de jornada e de salário


Foram produzidos 216 mil veículos, o menor volume para agosto desde 2007. Volks negocia redução de jornada As montadoras instaladas no país continuam reduzindo produção. Em agosto, a fabricação de veículos caiu 18,2% em relação ao mesmo período do ano passado, informou ontem a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores ( Anfavea). Foram produzidos 216,5 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, menor volume para o mês desde 2007. Frente a julho a queda foi de 3,5%. A produção acumulada do ano ficou em 1,73 milhão de unidades, 16,9% menor que em igual período de 2014.


- Temos duas maneiras para regular o estoque: estimulando o mercado ou reduzindo a produção. Como o mercado depende da economia e estamos em recessão, isso será difícil de acontecer. Por isso, as empresas devem reduzir a produção em setembro e em outubro - disse o presidente da Anfavea, Luiz Moan.


A venda de veículos no mês passado recuou 8,9% ante julho e 23,9% sobre agosto de 2014, também atingindo o nível mais baixo para o mês desde 2007. Em relação aos emplacamentos nos oito meses do ano, o declínio foi de 21,4%, passando de 2,23 milhões para 1,75 milhão.


Com o desempenho negativo do mercado, o nível de estoque aumentou para 358 mil veículos, ou 52 dias de vendas. No mês passado, eram 345 mil unidades em estoque.


AO TODO, 27 MIL PARADOS


Segundo Moan, só em setembro serão 27,4 mil funcionários em lay-off (suspensão temporária do contrato de trabalho) e férias coletivas. Hoje, a indústria automobilística emprega 134,3 mil pessoas, queda de 9,8% sobre um ano antes, quando eram 148,9 mil. Somente este ano, foram cortadas 9,9 mil vagas.


- As medidas de ajuste de estoque envolvem também redução de jornada. Montadoras estão aderindo ao Programa de Proteção ao Emprego (PPE), para manter a operação. Além da Mercedes- Benz, tenho informação de que a Volkswagen, em São Bernardo do Campo (SP), e duas autopeças já negociam com seus sindicatos - acrescentou Moan.


Ontem, a Volks começou a discutir com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC a adesão ao PPE. Na próxima semana, a rodada de negociações continua com a definição do percentual a ser reduzido e o número de funcionários que devem entrar no programa. Procurada, a Volks não quis comentar a informação.



O lado positivo para a indústria foi a exportação de veículos e máquinas agrícolas. Em valores, as vendas externas subiram 12,3% em agosto ante julho - US$ 847 milhões contra US$ 754 milhões do mês anterior. Em unidades, foram exportados 34,5 mil veículos montados, alta de 21,9% ante julho e 9,2% na comparação com agosto de 2014.      


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.