Leitura de notícia
Diário do Comércio online - BH (MG) ( Negócios ) - MG - Brasil - 03-09-2015 - 09:30 -   Notícia original Link para notícia
Irmãos à frente das empresas familiares

Jovens profissionais, cúmplices e em sintonia, eles se apoiam para abrir seus primeiros negócios



Marcela e Carolina: gêmeas na gestão da Arte Sacra/Weber Pádua


O Dia do Irmão, comemorado no dia 5 de setembro, resgata algumas histórias de amizade, cumplicidade e cuidado mútuo. Famílias que têm irmãos que se apoiam e se respeitam é de se admirar. O amor entre eles, quando cultivado desde a infância, tende a render bons frutos. Profissionais, inclusive. o que garante a diretora da 221 Consultoria, Tereza Cristina Horn. Segundo ela, o número de empresas familiares no Brasil é muito grande e os líderes possuem o grande desafio de constante inovação e profissionalismo. "A gestão do negócio precisa ser profissional, com cargo bem definidos para que o crescimento sustentado aconteça. Mas trabalhar com irmãos tem o lado positivo da confiança", diz.

As irmãs Felga compartilham o dia a dia empresarial. Isabela e Daniela fazem parte da terceira geração a assumir a diretoria da PMG Lingerie e estão aplicando na marca a parceria que trazem de casa. "Somos mais do que irmãs, fazemos tudo sempre juntas e respeitamos a opinião uma da outra, tanto no trabalho quanto em casa", diz Isabela. A junção das duas resultou em duas novas linhas, lançadas na última coleção da PMG Lingerie: a beachwear e a fitness. "Foi uma ideia nossa e está sendo um sucesso. Queríamos trazer mais frescor e novidade para a marca e conseguimos", afirma.


Moda - Determinadas, as irmãs Renata, Fernanda, Carolina e Marcela Malloy seguiram o caminho de sua mãe Maria Rita para assumir cargos de direção na grife mineira Arte Sacra - Coutture, especializada em moda festa. Responsáveis pela parte criativa da marca, as gêmeas Carolina e Marcela dividem o mesmo olhar para criar produções sofisticadas. "Conseguimos unir nossas ideias com muita harmonia e planejamento. Dessa forma, construímos nossas coleções em parceria e isso é fundamental para atingir um bom resultado", explicam. A sintonia das duas é tão forte que elas decidiram criar a Arte Sacra Twins, o mais novo sucesso da label. "A coleção contempla o DNA da grife, porém é voltada para momentos com um dress code mais livre e informal. Os meeting dresses fazem parte da nova onda de moda festa menos opulenta e é a nossa cara", explicam.

Ana Cristina e Lucas Bastos mudaram seus direcionamentos profissionais e assumiram a empresa da mãe, Elaine Fernandes. Ana era fonoaudióloga quando resolveu ocupar o cargo de diretora de estilo da mineira Frutacor, fundada em 1982. Lucas trabalhava como veterinário quando tomou a frente da parte financeira. O olhar apurado para moda de Ana Cristina, que faz viagens internacionais para se inspirar e buscar tendências, e a facilidade do irmão em lidar com números, contas e pagamentos fizeram com que a marca ampliasse os pontos de venda pelo Brasil. "No período de um ano, trabalhamos com duas coleções pontuais e reposições intermediárias a cada semana. Vendemos nossas peças em lojas multimarcas espalhadas por todo País. Todo esse sucesso é fruto de muito apoio e confiança um no outro", comenta Ana.

As irmãs Carolina, Roberta e Ana Flávia Castro, tiveram suas primeiras participações na Kalandra, grife criada pela mãe Flávia Castro, em meados de 1990. Nessa época, a marca produzia peças casuais, principalmente em linho e cambraia. Antenadas ao mercado, a entrada das filhas no negócio motivou a migração do estilo casual para a linha festa, carro-chefe da marca. Com mais de 35 anos de história, a empresa é comandada exclusivamente pelas três que ocupam os cargos de estilista, diretora de finanças e diretora comercial. " importante estarmos juntas, correndo atrás de um mesmo objetivo, de um mesmo crescimento para a empresa. Aqui cada uma cuida de um setor e tem sua responsabilidade. Dessa forma acaba tendo um Àolho do dono" em várias áreas. Com certeza sentimos mais confiança no trabalho que cada uma desenvolve e no resultado que vamos atingir", destaca a diretora comercial Ana Flávia Castro.


Parceria em casa e no trabalho


A feição, a gargalhada e o jeito expansivo não deixam dúvidas sobre o parentesco de Felipe e Laura. Os poucos dois anos de diferença entre eles facilitaram a aproximação, desde a infância. Começando pelas brincadeiras, as confissões de adolescente, até a vida adulta. Hoje, aos 30 e 32 anos, os filhos do clã Chan se reencontraram em Belo Horizonte e transformaram a irmandade em parceria de sucesso.

Há sete anos, Felipe mudou-se do Rio de Janeiro para realizar o seu desejo de abrir seu próprio restaurante na capital mineira. Com o tempo, Laura foi manifestado seu desejo de seguir os passos do irmão mais novo até que, três anos depois, chegou de malas prontas para inaugurarem o Arantes Botequim e Carnes Nobres. Sem passagem de volta.

Estima-se que, no mundo, quase 85% dos empresários pertencem à instituições familiares. Contudo, é normal que o gosto pela gestão seja passado através de gerações, alimentado de pais para filhos, sucessivamente.

Transformar os negócios em um grande encontro familiar traz mais segurança, centralização e organização interna por se tratar de pessoas que se valorizam e compartilham os mesmos valores de vida, na maioria das vezes. "Existem divergências, mas por sermos da mesma família, em 10 minutos já estamos sorrindo e correndo para focar no trabalho. Família sempre se entende", diz Felipe.

A sintonia entre irmãos pode contribuir e muito para o bom andamento dos negócios. "O amor e o respeito são diferentes com o que se tem para/com os pais. Se, por um lado, é confortante seguir os passos dos chefes da família, ao trabalharmos ao lado de um irmão tendemos a dividir a liderança, dando espaço para que todos cresçam igualmente", explica Laura.

Prova de que a parceria pode render bons frutos é que os dois se uniram para abrir outro estabelecimento, há sete meses: o Sushi 2 Go, primeiro delivery especializado em comida japonesa da cidade, que já tem planos de expansão em um futuro não muito distante. "Somos muito parecidos e compartilhamos a mesma vontade de crescer", diz Felipe. " muito mais fácil e prazeroso trabalhar quando se tem o apoio direto de alguém tão importante em nossas vidas, como um irmão", diz Laura.



Arantes BH - O Arantes Botequim e Carnes Nobres foi inaugurado em 2012 pelos irmãos Luiz Felipe Chan e Laura Chan, e Rodrigo Mendes, e tem este nome por sugestão de um amigo dos proprietários: Arantes é o nome de um senhor que viaja o mundo todo e aprecia uma boa cerveja, um bom vinho e uma boa comida. Localizado na rua Marília de Dirceu, no Lourdes, bairro da região Centro-Sul mais badalado na área de gastronomia e entretenimento de Belo Horizonte, o Arantes Botequim e Carnes Nobres oferece chope ou cerveja gelados, drinques especiais e vinhos de várias nacionalidades, que podem ser acompanhados de carnes da raça Angus, entradas, tira-gostos, saladas, guarnições, refeições e sobremesas. Com capacidade para 160 pessoas, o local possui uma varanda na parte superior como opção para quem prefere ficar mais ao ar livre.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.