Leitura de notícia
Minas 1 - BH ( Notícia ) - MG - Brasil - 02-09-2015 - 10:22 -   Notícia original Link para notícia
BH ganha mais duas Varandas Urbanas


Projeto é destaque em prêmio de arquitetura estadual



Neste sábado, dia 29, Belo Horizonte ganhou mais uma Varanda Urbana, estrutura de madeira que cria espaço de convívio público nas vias da cidade. A minipraça, como também é conhecida, foi instalada na Avenida dos Bandeirantes, na altura do número 1.080, no bairro Mangabeiras. No domingo, dia 30, outra estrutura será aberta na Alameda das Latânias, 44, na Pampulha. O projeto, fruto de parceria entre a Prefeitura e (-BH), se trata de uma extensão temporária da calçada que promove o uso do espaço público de forma democrática, promovendo melhorias na paisagem urbana e oferecendo à população novos locais de socialização. O prefeito Marcio Lacerda e o presidente da -BH, , participaram da inauguração da Varanda Urbana no bairro Mangabeiras.


De acordo com o prefeito Marcio Lacerda, a iniciativa amplia e qualifica o espaço público beneficiando um número maior de pessoas. "As vagas de estacionamento, que normalmente são ocupadas de modo privativo por um ou dois carros, passam a ter uma utilização mais interessante, se transformando numa área pública aberta à utilização de qualquer pessoa", comentou. O presidente da /BH, , também aponta benefícios do projeto. "Esses espaços proporcionam uma experiência positiva dos cidadãos com as ruas e assim valorizam a região, o comércio e as empresas locais que têm a oportunidade de potencializar suas vendas", explicou. "A cidade só tem a ganhar com esse projeto", completou.


A Varanda Urbana, instalada no Bairro Mangabeiras, tem dimensões de 7 metros por 2,20 metros, e segue o estilo contemporâneo. Composta por um banco coberto por pergolado, bicicletário, carregador USB e jardineiras, toda sua estrutura é de eco madeira e conta ainda com energia fotovoltaica. A pintura do lado externo do espaço, realizada pelo artista plástico Samuca Martins da Escola Guignard, faz menção aos pontos turísticos de Belo Horizonte. O empreendimento conta com o patrocínio da Qoy Chocolate e apoio da Loja Elétrica, Ecobloc, Flora Mangabeiras, Universidade do Estado de Minas Gerais, Casas Falci e FIT Marcenaria.


Já a estrutura estabelecida na Pampulha, faz parte da mostra de decoração Casa Cor Minas, edição 2015, que será aberta para a população no domingo, dia 30. A minipraça utiliza a técnica construtiva do gabião, criando um deck de pedras de seixo rolado ecológico. Internamente, bancos e floreiras preenchidos com canga de minério de ferro remetem a elementos genuinamente mineiros. A vegetação é composta por gramíneas e trepadeiras que transformam a Varanda Urbana em um pequeno jardim vertical. O design é da Quadra Estúdio e tem apoio da Eco Seixos.


Orientação para implantação


O custo de cada Varanda Urbana varia de acordo com o projeto escolhido. A manutenção é de responsabilidade da empresa que recebê-la em frente ao seu estabelecimento. O projeto das Varandas Urbanas foi feito pela -BH e as empresas que quiserem "adotar" uma dessas estruturas em frente ao seu estabelecimento devem entrar com a solicitação na sede do BH Resolve (Avenida Santos Dumont, 363, Centro) ou podem procurar também a -BH (Avenida João Pinheiro, 495, Funcionários). Nos dois locais, o cidadão recebe orientação para desenvolver os projetos das minipraças. As regras e condições para a implementação das Varandas Urbanas também podem ser consultadas no Decreto Municipal 15.895/15.


Projeto premiado


A primeira Varanda Urbana da capital mineira, inaugurada em 25 de junho na Rua dos Goitacazes, recebe ainda, neste sábado, dia 29, o Prêmio Gentileza Urbana 2015 concedido pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-MG) na categoria Arquitetura e Urbanidade. A entrega da premiação acontece no Museu de Arte da Pampulha (Avenida Doutor Otacílio Negrão de Lima, 16.585, na Pampulha).


O Prêmio Gentileza Urbana busca a valorização de atitudes, gestos e intervenções que proporcionam um novo olhar sobre a cidade. A iniciativa do IAB-MG também conta com o apoio institucional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/MG) e do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas de Minas Gerais (Sinarq-MG).


Palavras Chave Encontradas: Bruno Falci, Câmara dos Dirigentes Lojistas, CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.