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Estado de Minas Online ( Negócios e Oportunidades ) - MG - Brasil - 30-08-2015 - 11:53 -   Notícia original Link para notícia
Mitos e verdades

A crise econômica que atinge o Brasil tem impulsionado muitas pessoas a iniciarem o próprio negócio, e o franchising tem sido uma das opções para acolher os novos empreendedores. O setor segue em expansão constante, apresentando resultados positivos, como o faturamento de R$ 63,885 bilhões no primeiro semestre deste ano, e crescimento de 11,2% em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Com o crescimento na contramão da economia brasileira, muitas pessoas podem pensar que o setor é um meio de ganhar dinheiro fácil, mas a realidade não é bem assim. Os pontos positivos existem, como o baixo índice de mortalidade, o modelo testado e aprovado, entre outros. Mas as ideias preconcebidas que alguns têm do franchising devem ser esclarecidas, para que elas não se tornem frustrações no futuro e nem resultem no fechamento da franquia.

Ao começar um negócio, um dos pontos que mais chamam a atenção é o retorno financeiro. Muito se fala que os investimentos em franquias têm retorno rápido e garantido. No entanto, a afirmação não é tão simples. O prazo de retorno da aplicação deve ser analisado no estudo de viabilidade financeira da franquia. O franqueador não pode garantir receitas, pois há muitas variáveis envolvidas nesse processo, e somente um estudo do próprio interessado na compra da franquia poderá aproximar esses números da realidade.

Entre os muitos mitos está também a falsa ideia de candidatos a franqueados, que acreditam que a escolha da franquia deve ser baseada no gosto pessoal em um produto ou serviço de uma determinada marca. Existem diferenças entre gostar, comprar e vender. O que agrada o empresário como consumidor pode não agradar ao mercado em geral e assim também não satisfazer as expectativas dele como gestor. Por isso, é importante um estudo para direcionar o potencial de consumo daquele produto ou serviço na região onde será instalada a franquia.

Outra crença é pensar que vai trabalhar menos porque deixou de ser funcionário e agora é patrão. O que existe no franchising é uma maior possibilidade de sucesso, devido ao repasse de experiência da franqueadora, mas o envolvimento de cada gestor na administração diária da operação é o que realmente será o diferencial do negócio.

Por fim, há o mito de que investir numa franquia é muito caro e restrito. Há algum tempo essa afirmação não faz mais sentido, pois, atualmente, qualquer pessoa pode entrar para o franchising. Os segmentos são os mais variados possíveis com os mais de 3 mil marcas associadas à ABF, assim como os preços, que giram entre R$ 15 mil e R$ 2 milhões.

Os muitos mitos que existem sobre o franchising podem ser desfeitos por escolhas certas, que podem ser auxiliadas por profissionais sérios, capacitados e experientes que atuam na área. O franqueado de primeira viagem deve contar com o auxílio desses especialistas para direcioná-lo às melhores oportunidades. Na administração de franquias, assim como em qualquer negócio, não existem fórmulas mágicas para gerar dinheiro sem trabalho duro. O franchising apresenta facilidades, mas os resultados surgem a partir de dedicação, perseverança e resiliência. O franqueado disposto a se dedicar à sua franquia vai colher os melhores resultados possíveis do setor. Ao unir as forças de alguém disposto a trabalhar e as facilidades do setor, os ganhos serão muitos. Gostou da coluna? Me envie um e-mail com sugestões para as próximas: anewton@anewton.com.br


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