Leitura de notícia
Estado de Minas Online ( Gerais ) - MG - Brasil - 27-08-2015 - 09:40 -   Notícia original Link para notícia
Comissão admite integrar Uber ao sistema de táxis

A possibilidade de o Uber, serviço de carona paga, entrar no sistema de táxis na capital mineira não está descartada. Segundo o líder do governo na Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereador Wagner Messias Silva, o Preto (DEM), para que isso ocorra, o Uber não funcionará do jeito que é hoje, mas sim com regras que seriam impostas. O assunto foi discutido ontem pela comissão criada para solucionar o impasse entre taxistas e motoristas do serviço. Amanhã, serão abertas as propostas de cada integrante da comissão sobre o caso.


Na reunião de ontem, na sede da BHTrans, no Bairro Buritis, Região Oeste de Belo Horizonte, os vereadores, representantes do Sindicato Intermunicipal dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários, Taxistas e Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens de Minas Gerais (Sincavir) e representantes da empresa que administra o trânsito na capital mineira, ouviram a apresentação do Uber e de como funciona o aplicativo de caronas pagas.


"Fizemos vários questionamentos à empresa. Queremos saber se qualquer motorista pode entrar para o Uber, se tem uma empresa que faça a fiscalização dos veículos, como estão cadastrados em BH, se pagam impostos, entre outras questões. Então, serviu para conhecermos um pouco melhor o serviço", disse o vereador.


O parlamentar afirmou que várias propostas estão sendo discutidas, entre elas a inclusão do Uber no sistema atual de táxi. "Como já existem dois aplicativos, estamos vendo a possibilidade de a empresa atuar dentro do sistema, mas não na regra atual do Uber. Terá que seguir algumas normas, já que existem outros aplicativos semelhantes. O serviço vai poder participar do processo atual, como o Easy Táxi e o 99 táxi", comenta Preto.


A comissão, segundo o vereador, está investigando toda a vida do Uber. Se os carros são vistoriados, se tem CNPJ, se paga imposto. Além disso, o colegiado está estudando qual é a legislação existente no mundo a respeito do aplicativo. A regulamentação ou proibição do Uber em Belo Horizonte vai partir da decisão desse grupo, por meio de projeto de lei. Quando estiver pronto, o grupo vai buscar o apoio dos vereadores para que ele siga para tramitação e seja regulamentado o mais rápido possível. Em seguida, será encaminhado para o prefeito Marcio Lacerda (PSB).


Em nota, a Uber afirmou que está trabalhando com a comissão para mostrar os impactos positivos de seus produtos. Disse, ainda, que está à disposição para contribuir com informações e discutir uma regulação que beneficie a cidade e promova a inovação. O Estado de Minas entrou em contato com o Sincavir, sindicato que representa os taxistas, mas foi informado de que o presidente estava em reunião. As ligações ao celular dele não foram atendidas.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.