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Valor Online ( Empresa ) - SP - Brasil - 20-08-2015 - 10:31 -   Notícia original Link para notícia
Beleza aproveita potencial elevado

Por Daniela Rocha | Para o Valor, de São Paulo


Após uma forte explosão de marcas e unidades nos últimos anos, os serviços de esmalte, depilação e sobrancelha continuam apresentando desempenho positivo. Mesmo com a crise e concorrência acirrada, as franquias desses segmentos demonstram-se resilientes. As redes têm apostado em inovação, em divulgação e promoções e na redução de custos. As inaugurações ocorrem em áreas do país ainda pouco exploradas e com potencial de demanda.


A Esmalteria Nacional, a primeira rede de "nail bar" do Brasil, que iniciou atividades em 2012, conta hoje com 260 unidades espalhadas pelo país. Este ano, já houve 60 inaugurações e até o final do ano a previsão é de mais 50. No momento, a expansão é mais acentuada nas regiões Norte e Nordeste do país. "Ainda há muito espaço nesses locais. Já temos unidades até no Acre", diz Gustavo Andare, fundador e presidente da Andare, holding especializada em formatar e franquear empresas no setor de beleza e responsável pela Esmalteria Nacional. Segundo ele, o faturamento da rede tem aumentado mês a mês desde o início do ano.


No mesmo ramo, a empresa Nails Beauty nasceu em Portugal e está no Brasil há quase quatro anos. "Nossa projeção é fechar o ano com ampliação do faturamento entre 12% e 15%. Em número de lojas, a nossa expansão será na ordem de 35%", afirma Wilton Bezerra, diretor executivo da TS Franquias, que coordena a marca. Hoje, no país, são mais de 30 unidades. Entre os diferenciais, a aplicação de um gel que faz com que o esmalte tenha duração de 15 dias nas unhas.


A Não Pêlo foi a primeira franquia de fotodepilação com preço único por área e sessão. A rede existe desde 2010 e conta com 340 estabelecimentos. "Natural que este ano seja mais difícil para os empresários, mas o nosso negócio avançou 6% no primeiro semestre. Deveremos fechar o ano com uma alta de 9% no faturamento sobre 2014", diz Vinícius Ramos, diretor de operações da Não Pêlo.


A Posé Beleza Expressa oferece serviços de depilação com cera a base de mel e camomila, manicure e pedicure. A rede foi iniciada em 2011 após o sucesso de uma loja própria em Goiânia. São 28 unidades abertas e já 14 contratadas, em vias de serem inauguradas. A previsão é chegar ao final do ano com 50 lojas. " A maioria das lojas é de rua e queremos aumentar a presença nos shoppings. Mas também temos um trabalho para avançarmos em cidades menores. No ano passado, abrimos seis unidades em municípios com menos de 200 mil habitantes", diz Claudia Vobeto, sócia fundadora da Posé.


No ano passado, a rede Spé, O Spá do Pé, que oferece serviços de podologia, alcançou a marca histórica de R$ 23 milhões de faturamento, uma alta de 28% sobre 2013. Para 2015, a empresa estima um crescimento menor, entre 10% e 12%. A marca começou a operar em 1990 e conta com 42 unidades. A rede prepara sua ampliação para Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Bahia. "A escassez de mão de obra especializada é um desafio, limita a nossa velocidade de expansão", diz Hélio Pereira, analista de negócios da rede Spé.


O Estúdio da Sobrancelha existe há dez anos com lojas próprias e iniciou as franquias em 2013. De lá para cá, já são 60 unidades. A expectativa da rede é superar 70 unidades até o final do ano. As receitas das franquias cresceram 26% em julho sobre junho e 35% em agosto em relação ao mês anterior. "Este ano, prevemos um aumento de 50% nas vendas", afirma Efrain Xavier, diretor da rede. Os principais serviços são o design de sobrancelha e a micropigmentação, técnica que utiliza três tipos de pigmentos orgânicos, desenvolvida por Fabiane Pinheiro, proprietária da empresa.


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