Leitura de notícia
Valor Online ( Empresa ) - SP - Brasil - 20-08-2015 - 10:37 -   Notícia original Link para notícia
Conjuntura favorece as microfranquias

Por Soraia Duarte | Para o Valor, de São Paulo


20/08/2015 às 05h00


Ficou para trás o tempo em que era necessário desembolsar centenas de milhares de reais para ser dono de uma franquia. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), é cada vez maior o número de redes que oferecem opções para empreender com volumes menores de investimento. Hoje, das 2.942 redes de franquias existentes no Brasil, 433 oferecem a microfranquia, entendida como as que demandam investimento inicial de até R$ 80 mil. Só no ano passado, essa modalidade de negócio cresceu 12,8%, de acordo com a ABF.


Marcelo Sinelli, consultor do Sebrae-SP, explica que o diferencial das microfranquias em relação ao modelo tradicional, além do valor, é o foco na prestação de serviços.



Um exemplo é a Emagrecentro, que oferece tratamento de emagrecimento e estética. Com R$ 50 mil, o franqueado recebe equipamentos de estética, mobiliário, treinamento e pequena reforma do imóvel. O segmento em que a empresa atua é o que concentra o maior número de microfranquias. Segundo a ABF, 20,3% dessas empresas atuam com esporte, saúde, beleza e lazer. "Essa concentração se dá pelo investimento e risco serem baixos, enquanto a lucratividade é alta, por ter o perfil de serviços", avalia Edson Ramuth, presidente e fundador da Emagrecentro, que já contabiliza 150 microfranquias espalhadas pelo país.


Para quem nunca teve um negócio, a microfranquia é interessante, na opinião de Sinelli, do Sebrae-SP. "Tem baixa complexidade", diz.


Na Mary Help, focada no recrutamento e seleção de profissionais diaristas e mensalistas, tem chamado a atenção candidatos que terminaram a faculdade e não conseguiram espaço no mercado de trabalho, profissionais recentemente demitidos e mesmo empregados que desejam ter uma segunda fonte de renda. Dos 38 microfranqueados, 15 chegaram neste ano. "O segmento está conseguindo driblar a crise", diz José Roberto Campanelle, diretor-geral da rede.


Antonio Chiarizzi, diretor da Mr. Kids, especializada em vender produtos infantis por máquinas mecânicas, também tem observado um crescimento na procura pela microfranquia por parte de pessoas recém-demitidas. Atualmente, a Mr. Kids conta com 96 microfranqueados. Desses, 24 se juntaram à empresa neste ano.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.