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Estado de Minas Online ( Economia ) - MG - Brasil - 17-08-2015 - 10:20 -   Notícia original Link para notícia
Estratégia na beleza

Padronização, especialização e gestão começam a ser vistos em atividades relacionadas com a estética. Com os novos processos, empreendedores garantem mais eficiência para a clientela


Fernanda Borges


Publicação: 17/08/2015 04:00


Qeyty Rozana, especialista em coloração, diz que é importante se qualificar para fidelizar as clientes

O ponto é estratégico, fica às margens de uma das avenidas mais movimentadas da capital mineira, a Cristiano Machado. É em frente à estação do metrô que funciona uma das unidades de uma rede de salões voltada para mulheres que têm orgulho dos cabelos cacheados. O trabalho dos funcionários lembra uma linha de produção industrial, que segue à risca os princípios de padronização.

Logo cedo é grande o movimento de clientes que moram ou que trabalham na região. A maioria é gente que, pelo menos uma vez por semana, separa uma hora do dia para se cuidar. "O sistema otimiza tempo e custo, sem pecar na qualidade", resume a administradora e sócia do Instituto Beleza Natural, Leila Velez, que buscou inspiração nos tempos em que trabalhava na linha de montagem de sanduíches do Mc Donald's. Vinte e dois anos depois do início das atividades, a marca planeja chegar a R$ 1,2 bilhão de faturamento até 2017.

O modelo de negócio, adaptado ao conceito express e com preços convidativos, tem, aos poucos, ganhado espaço no país e no mercado mineiro. Trata-se de um fenômeno recente ainda pouco explorado, mas que já engrossa as estatísticas de um setor que sente pouco os efeitos da crise econômica. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal Perfumaria Cosméticos (Abihpec), o mercado de beleza no Brasil cresce entre 10% e 15% todos os anos e gera mais de 5 milhões de oportunidades de trabalho, números positivos para uma economia que não se encontra em seu melhor momento. De acordo com dados da associação, o mercado da beleza movimentou mais de R$ 100 bilhões em 2014, 11% a mais que em 2013. Consequentemente, a concorrência fica mais acirrada, o que promove a abertura de estabelecimentos especializados em determinados tipo de serviço. "Conseguimos nos especializar e fidelizar as clientes", disse Qeyty Rozana, profissional de coloração há um ano e meio.
"A mulher de hoje não tem tempo para perder horas no salão"%u2022 Pedro Ribeiro, gerente de produção da unidade Funcionários da Socila
Para especialistas, ganha o empreendedor - que sai na frente em eficiência operacional - e o consumidor, beneficiado pelo tempo menor e qualidade maior. De acordo com Rogério Campos Meira, diretor-executivo da Academia Tecnológica de Sistemas de Gestão (ATSG), algumas empresas, especialmente as do ramo de serviços, ainda desconhecem o valor que a padronização somada à personalização tem para a qualidade de um sistema de gestão eficiente. "Somos avessos a padrões e ainda engatinhamos em relação a outros países quando falamos de padronização", diz. Segundo ele, "a chave do sucesso é não pesar os dois extremos".

%u2022 TOQUES 
FEMININOS

Boa parte da expansão dos novos centros de beleza no país se deve ao aumento da participação ativa da mulher na renda familiar. De maneira geral, 40,9% do rendimento é contribuição delas. Em 2012, o crescimento da renda média das mulheres foi de 12%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"A mulher de hoje não tem tempo para perder horas no salão. Ela trabalha, tem filhos e quer um tempo para cuidar de si", reforça Pedro Ribeiro, gerente de produção da unidade Funcionários da rede de franquias Socila. Lá, o ambiente é criado especialmente para as clientes com pouco tempo disponível, exemplo da psicóloga Andréia Torres, que aproveita a hora do almoço para hidratar e escovar as madeixas. "Estou perto do serviço, não preciso reservar um horário com antecedência e os preços são acessíveis", diz a cliente.

Pensar em investir em serviços especializados pode ser uma estratégia vantajosa e uma oportunidade, avalia a analista de marketing do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Andressa Cândido. No entanto, o empreendedor precisa buscar um diferencial e atender uma necessidade que ainda não foi suprida. "Os nichos de mercado são formados por consumidores que são mais exigentes, o que exige uma compreensão sobre o público", explica.

Segundo a especialista, determinados riscos são menores quando se direciona a prestação de serviço para apenas um segmento, mas não basta o empreendedor se especializar numa área em que não há consonância com o público da região, por exemplo. Andressa lembra que, por falta de planejamento, a maioria das empresas fecha as portas em dois anos. "Na atual conjuntura econômica, o mercado tende a ficar mais difícil, mas mesmo em tempos de crise, o dinheiro corre, mas de forma criteriosa", alerta.
Andréia Torres aproveita a hora do almoço para hidratar o cabelo
VAIDOSOS Foi com a escolha de um nicho que o jovem Lucas Amoroso, de 25 anos, apostou na criação de um site especializado na comercialização de produtos de beleza masculinos, cujo faturamento para o fim deste ano é estimado em R$ 20 milhões. O sócio-fundador e outros três amigos são proprietários do Men's Market, loja on-line que faturou cerca de R$ 7 milhões em 2014. O empresário conta que a base do negócio surgiu com a vendas de cremes pelo site Mercado Livre. "Foi o primeiro passo em direção a um mercado pouco explorado de forma aceitável", disse. Os produtos mais vendidos são os voltados para cabelo e barba. No entanto, itens até então ousados para o universo masculino começam a ganhar espaço, como o gel redutor de medidas para o abdome, tintura e maquiagem. "São as nossas linhas mais recentes apostas, mas ainda existem barreiras", conta.

O avanço do mercado da beleza também deu escala aos negócios da empresária Flávia Machado, proprietária de uma das unidades Não Pêlo, franquia especializada em fotodepilação, no Bairro Ouro Preto, na capital. Bancária há 14 anos, ela resolveu mudar de ramo e montou o próprio negócio em março de 2012. De lá pra cá, ela colhe os frutos de um mercado em expansão.


Atividades* ligadas 
ao mercado da beleza

Em Minas Gerais
» Cabeleireiros: 48.130
» Outros negócios relacionados com a estética: 13.838

No Brasil
» Cabeleireiros: 390.109
» Outros negócios relacionados com a estética: 121.057


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