Leitura de notícia
Diário do Comércio online - BH (MG) ( DC Tecnologia ) - MG - Brasil - 11-08-2015 - 10:42 -   Notícia original Link para notícia
Nexar prospecta mercado na Capital

Meta é iniciar negociações com oito municípios e inaugurar uma loja em, pelo menos, seis deles em 2016


Thaíne Belissa               




Mix de produtos da rede inclui celulares, computadores, tablets e videogames/Divulgação



 O varejo no segmento de tecnologia que atua em Belo Horizonte pode ganhar um novo concorrente em 2016. Está prevista a chegada da rede de lojas especializadas em informática, eletrônicos e tecnologia digital, Nexar. Com sede em São Paulo, onde já atua com 14 lojas, a empresa está em busca de parceiros em oito cidades polos, entre elas a capital mineira. A meta é abrir pelo menos seis lojas nessas cidades em 2016, o que representaria um acréscimo de até 25% no faturamento.

A empresa foi fundada há 21 anos e há quatro anos iniciou sua expansão por meio de franquias. Das 14 lojas distribuídas por São Paulo e Grande ABC, oito são franqueadas e seis são próprias. De acordo com o diretor de Expansão da Nexar, Airton Joaquim, a expectativa da rede é chegar ao fim deste ano com 24 lojas em São Paulo, gerando faturamento de R$ 98 milhões.

O mix de produtos da rede inclui itens como celulares, computadores, tablets e videogames. Ao todo, são quase 1.500 produtos de grandes marcas e também de fabricação própria. Segundo o diretor, o tíquete médio das lojas é R$ 320 e o produto mais vendido é o smartphone, que chega a representar até 60% do faturamento de algumas unidades.

"Eles são os mais comprados porque se tornaram um produto de conveniência tecnológica. Ele agregou outros produtos que já estiveram entre os mais vendidos na rede, como o GPS e a câmera digital", afirma. De acordo com o diretor, esse sucesso de vendas tem garantido o crescimento das unidades da Nexar mesmo em ano de retração econômica. Segundo ele, há unidades que já apresentam crescimento de 60% em seu faturamento, em relação ao primeiro semestre de 2014.

A expansão da rede para outros estados foi uma resposta à crescente demanda em cidades polos, conforme explica o diretor. Ele afirma que a meta da empresa é iniciar negociações com oito municípios no País e inaugurar uma loja em, pelo menos, seis deles em 2016. Entre os principais focos da empresa está Belo Horizonte.

"Belo Horizonte é uma das cidades mais importantes para a rede devido ao seu tamanho e à presença de muitos shoppings, que podem abrigar nossas lojas. Além disso, Minas Gerais, de forma geral, é um bom mercado, inclusive, temos parceiros importantes no Sul do Estado, onde há um polo tecnológico", afirma. O diretor acredita que as seis novas unidades fora de São Paulo devem elevar em até 25% o faturamento da rede.

Para abrir uma franquia da Nexar, o investimento mínimo inicial é de R$ 520 mil. Mas Airton Joaquim adianta que o perfil de parceiro que a empresa está procurando vai muito além de um simples franqueado. A rede trabalha com o modelo de desenvolvedor de área, que dá aos empresários parceiros o privilégio de uma região e a garantia de ele ser o único a poder investir naquele território.

Para isso, esse parceiro precisa ter um perfil muito mais empreendedor e um capital equivalente a pelo menos três unidades da Nexar, pois terá que seguir um plano de expansão definido. "Optamos por esse modelo porque ele permite que a Nexar tenha mais controle do processo. O empresário não tem nenhuma responsabilidade de treinar novos franqueados, como o modelo de master-franqueado. Entretanto, ele tem uma meta de implantações de novas lojas para atingir, o que exige um perfil muito mais empreendedor", explica.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.