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O Globo Online (RJ) ( Economia ) - RJ - Brasil - 11-08-2015 - 09:38 -   Notícia original Link para notícia
Comércio amarga o Dia dos Pais mais fraco dos últimos dez anos

Segundo indicador da Serasa Experian, vendas tiveram queda de 5%


Repetindo o cenário do Dia das Mães, da Páscoa e do Dia dos Namorados, o desempenho do varejo no Dia dos Pais decepcionou. Entre os últimos dias 3 e 9, as vendas no país recuaram 5,1% frente a igual período de 2014, registrando a primeira queda desde que o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio para a data foi criado, em 2005.


Já o levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito ( SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas ( CNDL) mostrou queda de 11,21% entre 2 e 8 de agosto - o pior desempenho nos últimos seis anos.


NEM NA ÚLTIMA HORA


Até agora, o pior desempenho do varejo registrado pelo indicador da Serasa Experian havia ocorrido em 2006, quando as vendas cresceram 2% frente ao ano anterior. Já o maior foi em 2011, com expansão de 8,8%. Em 2014, também segundo a Serasa, as vendas no Dia dos Pais cresceram 2,1% em relação a 2013.


Já no último fim de semana, quando o consumidor foi às compras de última hora para presentear os pais, houve queda as vendas foram 1,4% menores do que em igual período de 2014.


Os dados do SPC Brasil e da CNDL mostraram que, entre os dias 2 e 8 de agosto, as consultas para vendas a prazo - que sinalizam o ritmo do movimento no comércio - caíram 11,21%. No ano passado, as vendas na semana que antecede o Dia dos Pais já tinham registrado queda de 5,09%. Nos quatro anos anteriores, no entanto, o resultado foi positivo, com crescimento de 3,78% em 2013; de 4,75% em 2012; de 6,86% em 2011; e de 10% em 2010.


As intenções de vendas parceladas também recuaram no Dia dos Namorados (-7,82%), na Páscoa (- 4,93%) e no Dia das Mães (-0,59%), segundo o SPC Brasil.


JUROS, INFLAÇÃO E DESEMPREGO


Presidente da CNDL, Honório Pinheiro considera que o resultado fraco no Dia dos Pais é consequência do desaquecimento da economia, influenciado, principalmente, pela escalada dos juros, pela inflação acima do teto da meta corroendo o poder de compras do brasileiro e pelo aumento da massa de trabalhadores desempregados.


Pesquisa recente feita pelo SPC Brasil já apontava a preferência pelo pagamento à vista - o que potencializa a queda mostrada pelo indicador de consultas para vendas a prazo. As vendas à vistas, contudo, são acompanhas pela escolha de itens mais baratos.


- Menos confiante do que em anos anteriores, os brasileiros optaram pelas compras à vista e por itens de valor mais baixo, motivados, principalmente, pelo encarecimento dos juros, pela escassez de crédito e pela preocupação em comprometer menos o orçamento com compras parceladas - afirma Pinheiro.


Economistas da Serasa Experian também consideram que a crise econômica, marcada pela alta da inflação e dos juros, pelo aumento do desemprego e pela queda da confiança dos consumidores, afetou negativamente o desempenho do comércio.


O Dia dos Pais é a quarta data do ano que mais costuma movimentar o varejo em volume de vendas e faturamento. Ele fica atrás de Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados.


Segundo dados do SPC Brasil, os presentes mais procurados para os pais neste ano foram roupas, calçados e acessórios, como cintos, óculos, relógios, meias e gravatas.


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