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Diário do Comércio online - BH (MG) ( Economia ) - MG - Brasil - 01-08-2015 - 10:37 -   Notícia original Link para notícia
Plano visa ampliar pauta mineira

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) lançam nesta semana o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) para as empresas mineiras. Considerado um desdobramento do Plano Nacional de Exportações (PNE), o programa visa ampliar e diversificar a base exportadora do Estado, a partir de ações federais, estaduais e de entidades que buscam a internacionalização dos produtos e serviços de Minas Gerais.

O lançamento será feito na próxima quarta-feira, na sede da Fiemg, e contará com a presença do ministro Armando Monteiro, do governador Fernando Pimentel, e do presidente da entidade, Olavo Machado Junior. O dirigente empresarial afirma que a indústria mineira aguarda com grande confiança o lançamento do PNCE, pois acredita-se que as linhas de trabalho apontam na direção correta e reafirmam que há uma convicção compartilhada entre governo e setor privado sobre a necessidade de ampliação da inserção internacional do País.

"Os pilares de atuação do PNCE atendem à expectativa da indústria ao contemplar questões como o acesso a mercados, promoção comercial, facilitação de comércio, financiamento e garantia às exportações e o aperfeiçoamento de mecanismos e regimes tributários de apoio às exportações. nesta direção que vamos trabalhar e para isso contamos com o apoio do Mdic e do ministro Armando Monteiro", diz o presidente da Fiemg, por meio de nota.


Cinco etapas - A gerente de Negócios Internacionais da Fiemg, Rebecca Macedo, por sua vez, destaca que o trabalho a ser realizado com as empresas interessadas no programa prevê cinco grandes etapas: sensibilização, inteligência comercial, adequação de produtos e processos, promoção comercial e comercialização. Além disso, haverá três temas transversais para o direcionamento das empresas: financiamento, qualificação e gestão.

Na fase de sensibilização, o objetivo é conscientizar as empresas quanto aos benefícios da exportação; na de inteligência comercial, identificar potenciais mercados externos; na adequação de produtos e processos, adequar os itens e serviços aos mercados-alvo; na promoção comercial, "vender" produtos e serviços no mercado externo; e na comercialização, efetivar vendas no exterior de forma continuada.

"O objetivo principal é a ampliação e a diversificação da base exportadora de Minas Gerais. As empresas que se inscreverem vão ser orientadas por meio de ações diversas como a participação em cursos, estudos e diagnósticos sobre os produtos e serviços que poderão utilizar para iniciarem o trabalho de exportação", explica.

Ainda segundo a gerente, a estimativa do Mdic é que de haja, pelo menos, 2 mil empresas aptas a participarem do projeto neste primeiro momento. São 15 os setores definidos como prioritários no Estado.


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