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Valor Online ( Empresa ) - SP - Brasil - 28-07-2015 - 09:05 -   Notícia original Link para notícia
Com nova fábrica no Rio, P&G vai cortar importação


Alberto Carvalho, da P&G: Investimento de R$ 280 milhões na unidade


Mesmo com as tendências de queda no consumo das famílias, a Procter & Gamble (P&G) inaugurou oficialmente ontem mais uma fábrica de creme dental no Estado do Rio de Janeiro, apostando no mercado interno. A multinacional investiu R$ 280 milhões na unidade e vai atender toda a demanda pela marca Oral B no país. Desse modo, elimina a importação do produto. A unidade começou a funcionar parcialmente em setembro do ano passado.


Segundo o presidente da P&G no Brasil, Alberto Carvalho, que participou da cerimônia de inauguração ao lado do governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, as vendas de produtos de higiene, limpeza e beleza avançam em torno de 8% neste ano. "Pretendemos crescer mais que isso para ganhar mercado", disse Carvalho. "Não estamos investindo para os próximos dois anos, investimos porque sabemos que o Brasil vai continuar crescendo forte."


A nova unidade fabril da P&G está próxima do Arco Metropolitano, rodovia que liga os principais municípios da Baixada Fluminense e é, para Pezão, a grande vantagem logística do Estado do Rio. Funcionará como vetor de atração de investimentos privados para a região.


"Eu acho que é um momento de dificuldade", reconheceu Pezão. "As crises sempre existiram no país, mas a P&G deu uma demonstração de confiança."


A P&G recebeu incentivos fiscais para a construção da unidade na cidade de Seropédica, às margens da rodovia Presidente Dutra. Pezão não descartou novos benefícios a outras empresas que desejam instalar-se próximo ao Arco Metropolitano, mas não prepara nenhum pacote de "bondades".


"Mais importante é ter emprego", disse o chefe do Palácio Guanabara. "Quando temos emprego a economia roda, diminui o impacto na segurança pública. Os jovens vão no supermercado, na farmácia, nos bares e restaurantes e é isso que movimenta a economia. Farei o que puder para desenvolver a atividade econômica", afirmou.


Para a instalação da fábrica da P&G, o governo do Rio precisou afrouxar as normas urbanísticas. Um plano de zoneamento já está em fase final de produção e deve ser enviado em breve à Câmara Metropolitana, que cuida das políticas para a região. O objetivo é facilitar a chegada de novas fábricas. "Sempre que as empresas pedem vamos nos adequar para tornar o Rio competitivo", disse Pezão.


A nova unidade tem mais de 14 mil metros quadrados e capacidade para outros seis novos galpões, embora a ampliação das operações ainda não esteja confirmada. Foram mais de 200 empregos gerados diretamente. Alguns funcionários foram treinados na Alemanha e nos Estados Unidos.


De acordo com Carvalho, cerca de 20% da produção da fábrica será voltada para exportação.


Desde 2013, a P&G já investiu R$ 1 bilhão no Brasil. No Rio, já existem fábricas na Cidade de Deus, Zona Oeste da capital, e em Queimados, na Baixada, além de outros dois centros de distribuição em Duque de Caxias e Itatiaia.


O Brasil é o segundo maior mercado de produtos da P&G, atrás apenas dos Estados Unidos.


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