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Estado de Minas Online ( Negócios e Oportunidades ) - MG - Brasil - 26-07-2015 - 12:20 -   Notícia original Link para notícia
Comércio virtual crescente

O e-commerce brasileiro deve movimentar, em 2015, mais de R$ 60 bilhões. Em agosto, evento Fire, em BH, vai colocar em debate tudo sobre o segmento de vendas digital


Augusto Pio


Publicação: 26/07/2015 04:00


Armando, André e Luíza Martini, da Casa do Vinho: vendas pela rede ainda são baixas, mas eles têm expectativa de crescer o negócio em 10% até o fim deste ano

O Brasil é o principal mercado de e-commerce da América Latina e concentra os consumidores que mais compram em termos de frequência, volume e valor. Segundo levantamento feito por consultorias especializadas que avaliaram o desempenho de lojas on-line, o e-commerce brasileiro deve gerar movimentação aproximada de R$ 63,9 bilhões em 2015. Mas, afinal, de que se trata? É simples, ou seja, é a forma on-line de compra e venda. O e-commerce é uma modalidade que realiza suas transações financeiras por meio de dispositivos e plataformas eletrônicos, como computadores, tablets e smartphones. Um exemplo desse tipo de comércio é comprar ou vender produtos em lojas virtuais.

Para os interessados em conhecer mais sobre o e-commerce, nos dias 15 e 16 de agosto será realizado no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte, o Fire, evento que tem o objetivo de queimar ideias antigas e agitar o mercado com diversão, inovação e troca de conhecimento. Serão dois dias de imersão com as maiores referências mundiais do mercado digital. O evento contará com a presença de grandes marcas e 800 profissionais renomados de todo o Brasil. Os participantes terão a oportunidade de fazer networking, conhecer as estratégias de grandes empresas nacionais e internacionais e aprender tudo sobre empreendedorismo e marketing digital. Serão 18 palestras presenciais e 11 digitais com quem mais entende do assunto, como explica Gabriel Temponi, gerente de marketing do Hotmart, plataforma líder de mercado na distribuição de produtos digitais, com mais 300 mil usuários cadastrados.

André Martini, sócio-proprietário da Casa do Vinho, explica que criar o e-commerce foi uma forma de estar mais próximo dos clientes. "É uma grande opção, ou seja, é um canal de vendas e também de divulgação de nossos vinhos. O percentual de vendas feitas pelo e-commerce ainda é pequeno, cerca de 5% do total, mas nossa expectativa é chegar a 15% até o final do ano." Para Martini, a internet é um importantíssimo canal de vendas que cresceu vertiginosamente nos últimos anos e, para estar no mercado, é preciso ficar antenado a esse tipo de mudança no comportamento do consumidor.

"É uma forma de estarmos acessíveis a qualquer hora. Isso facilita o contato com os clientes de Belo Horizonte e de outras regiões mais distantes", justifica ele, acrescentando: "Nossa loja física é muito tradicional e tem participação significativa no faturamento. No nosso caso, a física e a virtual se completam. Usamos a estrutura da loja física e alguns de seus funcionários para otimizar nossos custos, não necessitando a montagem de nova equipe", diz. Até o momento, esse arranjo tem aumentado a produtividade da Casa do Vinho. "Os visitantes da loja virtual são mais ecléticos, mas aqueles que realmente compram têm perfil similar. No negócio virtual, os prós são a capilaridade, a facilidade de acesso e a praticidade, muita informação e funcionamento 24 horas. Mas há contras também: é um tipo de venda bem mais impessoal, não são todos que têm a facilidade no uso das tecnologias, há restrição de pessoas mais conservadoras, necessidade de divulgação maior, além de atuação constante e uma boa logística", enumera.

MARKETING DIGITAL Uma questão importante para quem está interessado em divulgar seu negócio na internet é procurar a ajuda de empresas especializadas em marketing digital. Segundo Marcelo Mota, diretor comercial da A4D Advertising Digital, existem diversas possibilidades para a promoção de empresas e produtos na internet, inclusive algumas gratuitas. "Nosso trabalho é entender o negócio de nossos clientes, seus diferenciais e seu público-alvo para então desenhar um plano de comunicação que trará resultados com o melhor retorno para nossos clientes. Esse plano pode inclui anúncios no Google, em redes sociais como o Facebook, em sites de classificados, em portais na internet ou até a reformulação do site da empresa. Somos o único parceiro premium do Google aqui em Minas. Isso nos dá acesso a informação privilegiada para sugerir as melhores estratégias para nossos clientes. Outro ponto a favor da internet é a possibilidade de atingir bons resultados com pequenas verbas. É possível começar com uma verba pequena e aumentar à medida que os resultados crescerem", diz.


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