Leitura de notícia
Diário do Comércio online - BH (MG) ( Opinião ) - MG - Brasil - 23-07-2015 - 08:37 -   Notícia original Link para notícia
Minas na rota de grandes eventos

Minas Gerais já é um dos estados com grande potencial para turismo de negócios e eventos. Conforme dados da União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe), o País tem mais de 2.220 feiras de negócios por ano, 1.074 (48% do total) somente no Sudeste, região que mais sedia esse tipo de evento. Minas possui infraestrutura e qualidade de vida diferenciada, sendo uma combinação adequada para impulsionar a promoção dos eventos de negócios. Contudo, é necessário fomentar ainda mais o mercado e contar com feiras que foquem nas necessidades, tanto do público quanto dos expositores, situação que o próprio momento econômico exige.

O Estado já faz parte da rota de grandes feiras de negócios e se destaca pela grandiosidade dos eventos realizados e pelo retorno financeiro gerado. Apresenta claras vantagens para obter ainda mais investimentos. A localização, região central do Sudeste, a grande oferta hoteleira e a disponibilidade de um aeroporto internacional são alguns dos pontos favoráveis. A receptividade da população é outro ponto, juntamente com o turismo gastronômico e de lazer, ou seja, fatores consolidados e que geram uma grande empatia nos visitantes.

A exposição em grandes eventos representa, por um lado, uma estratégia para as empresas aumentarem suas oportunidades de negócios e, por outro, de o empresário se atualizar e adquirir novos produtos e serviços. As feiras de negócios alavancam possibilidades que podem ser mensuradas, como o fechamento de contratos ou compra de produtos imediatos. O visitante, após a experiência e a troca de informações com marcas e profissionais conhecidos no mercado, adquire conhecimentos valiosos para tomar decisões posteriores, conhecidas como insights.

Outro ponto favorável é o estímulo ao conhecimento de novas técnicas e/ou de atualizações do mercado, responsáveis por elevar a competitividade no setor e promover, ainda mais, o turismo brasileiro de negócios. A "Internacional Professional Fair", uma das maiores feiras de mercado de beleza em Minas, é um exemplo de evento com bons negócios durante e após sua realização. O evento acontece anualmente e traz para capital mineira expositores de diferentes marcas e lançamentos no segmento.

Entretanto, para manter o sucesso e um bom retorno dos eventos de negócios, é necessário investir em três aspectos: disponibilidades de locais adequados para eventos, apoio governamental e capacidade técnica e científica na região. Vale ressaltar que essas ações devem ser contínuas para que o evento se consolide no mercado, diante da grande oferta de locais para a execução e de polos tecnológicos. Os organizadores também precisam entender as necessidades do mercado, atravessando um ano de recessão.

A tendência é que a participação das empresas com estandes faraônicos fique obsoleta. Os investimentos devem ser direcionados para entender a demanda do mercado e as necessidades do público e do expositor, sendo essencial promover eventos menores e segmentados. Somar esforços e a cada dia buscar novas oportunidades de eventos para a cidade são formas de promover o desenvolvimento social. As oportunidades auxiliam no desenvolvimento intelectual e econômico da região.


* Diretor da Fire Eventos e organizador da Professional Fair


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.