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Diário do Comércio online - BH (MG) ( Negócios ) - MG - Brasil - 23-07-2015 - 08:47 -   Notícia original Link para notícia
União de cervejarias rende bons negócios

Inconfidentes, que congrega três marcas, vai aumentar produção, hoje de 12 mil litros mês, em mais 6 mil litros



Portfólio da cervejaria tem 11 rótulos diferentes/Divulgação


Com 11 rótulos de cervejas diferentes e uma produção de 12 mil litros por mês, a Inconfidentes Cervejarias Conjuradas encontrou na união do talento de três cervejeiros mineiros o segredo do sucesso. A cervejaria se destaca por seu formato diferenciado: no terreno localizado em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), há apenas uma fábrica, mas dali saem três marcas com receitas e conceitos distintos. A combinação tem dado certo e os empresários planejam investir cerca de R$ 150 mil para aumentar a produção em mais 6 mil litros por mês.

O sócio da Inconfidentes e proprietário da marca Grimor, Paulo Patrus, explica que a cervejaria foi criada há cerca de dois anos, quando ele e os dois sócios se encontraram na Associação dos Cervejeiros Artesanais de Minas Gerais. "ramos cervejeiros caseiros e fazíamos as receitas porhobby. Mas fomos ganhando reconhecimento por prêmios e passamos a ter o interesse de empreender. Como tínhamos muita sinergia e uma visão parecida do mercado, pensamos: ÀPor que não montar uma fábrica única?"", relata.

Os cervejeiros investiram juntos cerca de R$ 1 milhão para construir a fábrica. Patrus destaca que a união dos três empreendedores foi essencial para esse aporte inicial. "Se fôssemos construir uma cervejaria sozinhos teríamos que comprar equipamentos menores. Mas como o investimento foi dividido por três, conseguimos bancar uma estrutura que garantiu uma capacidade de produção maior", avalia.

Além disso, o sócio destaca que a atuação em conjunto permite que a cervejaria tenha um portfólio muito mais amplo para apresentar. "Nosso comercial é o mesmo para as três marcas, então nós apresentamos aos clientes um portfólio com 11 rótulos diferentes, o que agrega valor para a cervejaria", diz. Ele destaca, ainda, que o modelo de cooperação, e não competição, é uma tendência no mercado e tem trazido crescimento paras as empresas adeptas à ideia.


Variedade - Os 11 rótulos são de cervejas dos mais diferentes tipos, desde as amargas até as mais leves, mais ou menos alcoólicas e com conceito nacional e de outros países, como Bélgica, Estados Unidos e República Checa. As três marcas são: Grimor, Jambreiro e Vinil. De acordo com Patrus, as marcas oferecem receitas bem distintas, mas cada uma tem um conceito único, que caracteriza sua identidade dentro da cervejaria.

"A Grimor é uma marca que busca mais o conhecimento cervejeiro, combinando pesquisa científica e cerveja. Já a Jambreiro está mais preocupada com a mineiridade e a harmonização da cerveja com a comida. A Vinil é uma cerveja pautada na música, na bolacha do vinil e é direcionada para quem gosta de tomar cerveja apreciando uma boa música", resume.

Entre as receitas inusitadas, o sócio cita a Grimor18, que é feita a partir de uma levedura brasileira, o que é inovador para o segmento. Segundo ele, essa é uma cerveja com aroma frutado e mais alcoólica. Outra novidade é o lançamento da Cerevisia Lundii, da marca Jambreiro, que leva doce de leite e erva cidreira na receita.

Atualmente, a Inconfidentes produz 12 mil litros de cerveja por mês e está presente em 90 pontos de vendas em todo o País. O sócio destaca que ainda há muito espaço para crescer não só porque há demanda no mercado, mas também porque a fábrica da cervejaria permite isso: a capacidade limite é de 120 mil litros por mês. Patrus afirma que ele os sócios já estão planejando ampliar a produção. Eles vão investir cerca de R$ 150 mil na compra de mais tanques de fermentação e a expectativa é ampliar a produção para 18 mil litros/mês até o início de 2016.

"Precisamos ampliar para diversificar. Nosso consumidor é do tipo que gosta de novidade e experimenta muitas cervejas ao mesmo tempo, sem ter uma única preferida. Portanto, quanto mais estilos, melhor para o mercado", avalia.



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