Leitura de notícia
Estado de Minas Online ( Gerais ) - MG - Brasil - 22-07-2015 - 08:58 -   Notícia original Link para notícia
Pausa no caos

Grupo espiritualista vai montar tenda na Praça Sete, em pleno Centro de BH, para incentivar pessoas a meditar. Projeto começa amanhã e quer difundir prática na capital



A pedido do EM, a terapeuta ocupacional Glausse Rosa meditou ontem na Praça Sete: apesar dos olhares atravessados dos transeuntes, ela garante que conseguiu "alcançar seu eu interior"


Quase 400 mil pessoas circulam a pé pela Praça Sete todos os dias. Passam apressadas, tateando telas de smartphones ou ansiosas à espera do semáforo abrir para atravessar as avenidas Afonso Pena ou Amazonas. Amanhã, porém, uma tenda armada no quarteirão da Rua Carijós pretende levar os transeuntes a parar, respirar e: meditar. "É para ajudar a desmistificar a ideia de que é preciso abandonar tudo e ir meditar em uma praia, montanha ou cachoeira", afirma a coordenadora dos cursos de meditação da Brahma Kumaris no Brasil, Marli Medeiros. A Brahma Kumaris, ou apenas BK, como os seguidores a chamam, inaugurará o projeto "Medita BH".

"Meditação é para o momento de caos", completa Marli sobre o local escolhido. A tenda ficará armada no ponto nevrálgico da capital, das 8h até as 17h. Serão formados grupos de cercas de 15 pessoas, que poderão experimentar a meditação da linha Raja Yoga adotada pela BK. No mesmo dia, às 19h30, o escritor e coordenador da BK na América Latina, Ken O'Donnell, fará palestra - gratuita - no Cine Theatro Brasil. Os ingressos podem ser retirados das 17h até as 19h na bilheteria.

A psicóloga Cléa Etienne Santos Rodrigues pratica meditação há 15 anos e aproveita momentos em que está parada no trânsito e até aguardando em filas de banco para meditar. "Pratico quando estou no ônibus ou dirigindo e paro em um semáforo que sei que é demorado", explica. A psicóloga entende que no início as situações de isolamento, como retiros em locais calmos, ajudam a manter o foco. "Hoje (ontem) mesmo cheguei no trabalho muito agitada, sentei, respirei devagar e meditei para encarar o turno da tarde", detalha.

Certa de que pode meditar em qualquer lugar, a terapeuta ocupacional Glausse Rosa topou ser fotografada na Praça Sete. Sentou no chão do metro quadrado mais pisado da cidade, na tarde de ontem, e - enquanto algumas pessoas passavam e olhavam de rabo de olho -, ela garantia que conseguiu alcançar seu eu interior. "Não importa o que acontece ao redor do corpo. É o ser que tem o controle", afirma. Glausse explica que com a experiência alcançada com as práticas de meditação sabe onde o "ser" dela se concentra e garante: "O mundo interno é mais atraente que o mundo externo".


ALÉM DO CENTRO O plano da BK, segundo Marli Medeiros, é ir além da experiência na Praça Sete e levar professores de meditação até escolas, praças e empresas e inserir a meditação no cotidiano das pessoas. Quer também intensificar os cursos, retiros e palestras que a instituição já promove na capital e em um espaço na Serra do Cipó.

Uma das professoras de meditação da BK é a massoterapeuta Marilene Mayrink de Castro, que conheceu o processo há 23 anos. "Tinha uma vida boa. Era professora de ginástica, toda malhada, 36 anos, mas um belo dia me deu vontade de meditar", lembra. A massoterapeuta, que também é especialista no preparo de comida vegetariana, recorda que se pegava com raiva e sentia até vontade de bater nos filhos. "Com o tempo fui percebendo que meus relacionamentos se tornaram mais harmoniosos e comecei a ficar mais calma", acredita.

Marilene venceu a batalha contra dois cânceres recentemente e avalia que a meditação foi fundamental para encarar o tratamento com tranquilidade. "Aproveitava o tempo na quimioterapia para meditar e tentava mandar uma energia boa para as pessoas que estavam lá", descreve. "A prática da meditação traz os argumentos que você precisa para encarar as situações externas de forma mais empoderada", completa.

Marli Medeiros, a coordenadora dos cursos de meditação da BK no Brasil, entende que as pessoas precisam buscar uma vida com mais equilíbrio, disposição e motivação. "Em um momento que as situações externas tornam tudo mais difícil, com excesso de informação e crise, a meditação é indicada por profissionais da área de saúde, pois ajuda as pessoas a se centrarem", detalha Marli.

A Raja Yoga, adotada pela BK, não é religiosa e nem esotérica, não tem rituais e nem cânticos. "Não precisa de adotar uma postura física. Quando se fala em meditação muita gente pensa nos budistas ou na experiência dos movimentos de yoga. Mas não necessita disso. A meditação pode ser experimentada por todos. Desde crianças até idosos", afirma Marli.

FILOSOFIA O australiano Ken O'Donnell é responsável por implantar a filosofia do BK no Brasil e atualmente é o responsável na América Latina. Químico de formação, ele é também músico e escritor. Autor de 15 livros sobre desenvolvimento pessoal e organizacional, já foi publicado em nove idiomas e vendeu mais de 400 mil exemplares. A Brahma Kumaris foi criada em 1937, na Índia, e a sede fica em Mont Abu. Há 8.500 sedes em todo o mundo e no Brasil mais de 30 escolas, nas principais cidades. 


ENCONTRO COM O EU 

Alguns princípios da
 meditação Raja Yoga

» No estado de meditação, o eu é sentido como uma energia consciente que toma a forma de um ponto de luz. Essa energia espiritual, a alma, é sentida de duas formas: diferente e separada da energia do corpo material.

» Além do mundo físico dos planetas e galáxias, há uma região não-física de energia espiritual sutil. Além dele, há um mundo luminoso de silêncio puro, onde as almas residem em um estado incorpóreo - além da ação ou do pensamento - tranquilas, silenciosas, conscientes e em paz total. Esse mundo "além do som" (nirvana) é o lar original de todas as almas, de onde todas elas desceram para a terra.

» A meditação ajuda a consciência a mover-se além das crenças autolimitantes. A presença de Deus é então sentida no estado de yoga - uma conexão mental com a fonte de poder espiritual.

» Percebe-se o tempo como algo que se move em ciclos e a totalidade da vida é apresentada como um drama ilimitado no palco do mundo.

Fonte: Brahma Kumaris


Palavras Chave Encontradas: Criança
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.