Leitura de notícia
O Globo Online (RJ) ( Economia ) - RJ - Brasil - 19-07-2015 - 11:23 -   Notícia original Link para notícia
Turismo com hospedagem alternativa está na mira do Fisco

Aluguéis de imóveis ou quartos por meio sites poderão ser tributados


Governo estuda tributar aluguel de temporada, como o oferecido por Marina Lara (foto) no imóvel em que mora -BRASÍLIA- Trocar o ambiente frio de um hotel nas férias pelo aconchego de casas e apartamentos de gente comum é uma escolha cada vez mais frequente. De olho nesse mercado, o governo já estuda tributar serviços de hospedagem - o que inclui o aluguel de uma residência, de um dos cômodos ou até mesmo do sofá - oferecidos por sites como Airbnb, Decolar e Booking. E já examina com lupa o que países como Estados Unidos, Austrália e Holanda estão fazendo. A medida ganha destaque no momento em que o governo se esforça para elevar a arrecadação.


MÔNICA IMBUZEIRO Anfitriã. Pela internet, a estudante Marina Lara aluga quartos em sua casa


A informação foi antecipada ao GLOBO pelo presidente da Embratur, Vinícius Lummertz. Segundo ele, em um recente encontro de ministros de Turismo do Mercosul, o Brasil propôs uma moção para que o bloco avalie a comercialização digital do turismo. O texto foi aceito por Paraguai, Uruguai e Argentina e teve a concordância do Chile:


- As empresas não pagam, porque não são cobradas.



Na semana passada, começou a conversa com representantes do Airbnb - site que amedronta a rede hoteleira convencional assim como o Uber assombra os taxistas. Lummertz reconhece o papel fundamental do Airbnb na última Copa do Mundo e em eventos por vir, como os Jogos Indígenas, em Palmas (TO), e as Olimpíadas de 2016, no Rio.


- No Rio, mesmo com reticências importantes no setor hoteleiro, o Airbnb está ofertando nas Olimpíadas o mesmo número de leitos que os hotéis tradicionais, cerca de 80 mil unidades.



A iniciativa não é isolada. No rastro da expansão da chamada "economia colaborativa", governos de Amsterdã, na Holanda, e de São Francisco, Chicago e Washington (EUA) encontraram formas de taxar estes serviços.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.