Leitura de notícia
Diário do Comércio online - BH (MG) ( DC Mais ) - MG - Brasil - 18-07-2015 - 10:49 -   Notícia original Link para notícia
Empresários são homenageados pela CDL-BH no Dia do Comerciante


Em seu discurso, o presidente da -BH, , afirmou que "o comerciante é símbolo de perseverança, inovação e liderança"/Divulgação


Autoridades e empresários da capital mineira participaram na noite da última quinta-feira, na sede da  de Belo Horizonte, da comemoração do Dia do Comerciante. A data foi marcada pela homenagem da -BH a 27 empresários das noves regionais de Belo Horizonte com a "Medalha 16 de Julho" e autoridades e entidade, com a medalha "Amigo do Lojista".

Os 27 empresários homenageados foram escolhidos por lojistas da região que se destacaram nas seguintes categorias:
 Perseverança - reconhecimento a empresas antigas e tradicionais de Belo Horizonte que resistiram às mais diversas dificuldades.Inovação - reconhecimento a empresas inovadoras que enfrentaram e venceram desafios com criatividade.Liderança - reconhecimento a empresários capazes de motivar outros comerciantes na busca por melhorias e resultados para todas as empresas.
Para o presidente da -BH, , é importante lembrar aos empresários dos setores de comércio e serviços o papel relevante que ocupam na cadeia produtiva da economia. "O comerciante é símbolo de perseverança, inovação e liderança", disse. "O comerciante, como bom brasileiro, como bom mineiro, é antes de tudo um resistente. Daí a sua perserverança, com capacidade de resistir às crises, que sucedem em nosso país", completou.

Falci ressaltou que, para resistir e perseverar, os comerciantes têm que desenvolver outra característica: a inovação. "Nossa alma de brasileiro muito contribui, pois temos jogo de cintura, criativade e capacidade de nos adaptarmos rapidamente às situações, sejam elas adversas ou favoráveis", disse. "O comerciante usa toda a sua criatividade para descobrir novas possibilidades de negócio, novos nichos de mercados e novos caminhos para seguir em frente", acrescentou.

E para resistir e inovar, o comerciante precisa se relacionar, participar do meio no qual está inserido. Assim, ele desenvolve a liderança, outra característica do comerciante que também foi uma das categorias homenageadas. "O resultado da participação e do envolvimento do comerciante é o esforço para melhorar a vida de todas as pessoas. Afinal, o comércio está envolvido com os grandes temas da cidade que interessam à sociedade. O que interessa à cidade interessa ao comércio", disse o presidente da -BH.

Homenageados - Receberam a medalha "Amigo do Lojista" a Prefeitura de Belo Horizonte, a Polícia Militar de Minas Gerais e Sebrae Minas. As empresas homenageadas, divididas por regionais, foram:
Regional Barreiro: Drogamário (categoria Perseverança), Óticas Diniz (categoria Inovação) e Cacau Show (categoria Liderança).





Regional Centro-Sul: Elmo Calçados (categoria Perseverança), Lojas Rede (categoria Inovação) e A Nova BH (categoria Liderança).




Regional Leste: Momo Confeitaria (categoria Perseverança), Líder Interiores (categoria Inovação) e Lojas Móbile (categoria Liderança).
 

Regional Nordeste: Talvegue Parafusos (categoria Perseverança), Formatec Material de Construção (categoria Inovação) e Hipper Frios (categoria Liderança).


  Regional Noroeste: Umurama Calçados (categoria Perseverança), Madepal (categoria Inovação) e Depósito Estrela Dalva (categoria Liderança).




 Regional Norte: Pizzaria Guarani (categoria Perseverança), Confeitaria Gramado (categoria Inovação) e Drogalina Ltda (categoria Liderança).

Regional Oeste: Trigopane (categoria Perseverança), Harley Davidson (categoria Inovação) e Auto Bitts (categoria Liderança).




Regional Pampulha: Oba Hortifrut (categoria Perseverança), Casa e Art Cortinas (categoria Inovação) e Momentos Moda Íntima (categoria Liderança).




Regional Venda Nova: Leugim (categoria Perseverança), Decisão Atacadista (categoria Inovação) e Renatec (categoria Liderança).



História - O comércio é uma atividade presente em todos os momentos da história da humanidade. No Brasil, a sua importância foi reconhecida em 1953, ano da criação do Dia do Comerciante, comemorado no dia 16 de julho. A data é uma homenagem ao nascimento de José Maria da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu, grande incentivador dos portos brasileiros ao comércio.

Vocação natural de Belo Horizonte, o comércio junto com a área de serviços, forma o segmento produtivo que mais emprega e dinamiza o desenvolvimento econômico da Capital. responsável por mais de R$ 41 bilhões do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais, por 9,01% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) arrecadado pelo Estado e por 70,87% do PIB de Belo Horizonte. Em Minas Gerais, são mais de 995 mil pessoas vivendo do comércio.


Palavras Chave Encontradas: Bruno Falci, Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.