Leitura de notícia
Diário do Comércio online - BH (MG) ( Opinião ) - MG - Brasil - 16-07-2015 - 08:48 -   Notícia original Link para notícia
Importância do crédito e cobrança

Vivemos um momento de grandes desafios na economia brasileira. Em princípio, isso não é novidade. Não é a primeira vez que temos que enfrentar dificuldades. A crise de 2008 continua refletindo em nosso País. Aliado à crise tivemos fatos, na gestão do Estado, que colaboraram para este momento.

Preocupa-nos a situação, pois a recessão, a inflação e o desemprego estão aumentando e as atividades econômicas de um modo geral estão em queda livre. Os negócios quando não estão paralisados estão com suas atividades muito reduzidas.

As pequenas e médias empresas sofrem em maior dose. Seus custos estão crescendo em função dos aumentos de seus insumos - inflação - e seus preços de venda estão contidos ou em queda em função da necessidade de venda - recessão. Por outro lado, pelo aspecto financeiro, os custos também estão em alta vertiginosa com o aumento dos juros e a carência de crédito.

Esta situação tem gerado um aumento significativo da inadimplência. A expectativa é de que este quadro piore neste segundo semestre.

É necessário que os departamentos financeiros, principalmente os setores de crédito e cobrança, tenham processos bem estruturados de análise e concessão de crédito para bem avaliar os novos e os antigos clientes. Os ótimos clientes antigos estão correndo o risco de se tornarem medianos e os medianos correm o risco de ficar inadimplentes, gerando prejuízos às empresas.

A inadimplência não resulta exclusivamente de problemas na qualidade da equipe e nos processos do setor de cobrança, mas começa na análise e na concessão do crédito. O crédito não deve ser concedido somente com base nas informações restritivas dos relatórios dos bancos de dados de informações de crédito. A análise de crédito é um estudo mais complexo, que exige método, uma coleta e uma análise das informações de forma mais detalhada.

A estruturação do setor de crédito deve começar por uma efetiva e bem elaborada política de crédito. A relação entre o setor comercial e o setor financeiro é outra peça fundamental na qualidade da análise e no monitoramento do crédito.

O momento atual exige das empresas uma atenção ainda maior para o setor financeiro. o momento de oferecer treinamento de formação e de reciclagem para toda a equipe envolvida no cadastro, nas análises de crédito e na cobrança. Não se pode esquecer que são as pessoas que desenvolvem os trabalhos de análise e de geração dos pareceres concedendo crédito. Também não pode ser esquecido que conhecimento e constante aprimoramento são peças fundamentais para a redução dos prejuízos nesta época de crise generalizada.


* Administrador de Empresas, professor da Pimenta & Associados, consultor especializado na área de crédito e cobrança


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.