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Valor Online ( Empresa ) - SP - Brasil - 16-07-2015 - 09:45 -   Notícia original Link para notícia
Grandes redes de moda aproveitam para ganhar participação


Fábio Faccio, diretor da Renner: "A companhia de preparou para a crise"


Para alguns dos grandes nomes do varejo de moda, o período de crise não enterrou planos de expansão, com abertura de novas lojas e a ampliação e remodelagem de seus canais de comércio eletrônico.


A Renner, por exemplo, se diz preparada para enfrentar a desaceleração econômica e fará aplicação total de R$ 550 milhões - cifra 10% superior a do ano anterior - e anuncia a abertura de mais 25 lojas até dezembro. A empresa também fez mudanças no site para melhorar o desempenho das vendas on-line.


A Riachuelo tem como meta inaugurar 37 pontos de venda até o final deste ano. A rede de fast-fashion Forever21 desembarcou no Brasil em março de 2014 e já conta com 16 unidades. Até dezembro estão previstas a abertura de pelo menos mais dez lojas.


"A companhia se preparou para a crise e aproveita todas as oportunidades oferecidas. Esta é a nossa crença e com isso conseguimos continuar crescendo", diz Fábio Faccio, diretor de lojas da Renner. No longo prazo, o plano é ainda mais ambicioso. A Renner aposta na baixa do varejo para ganhar mais participação no mercado.


"Esperamos chegar em 2021 com 408 lojas - hoje são 259. Continuamos apostando no nosso ritmo de expansão. Nesse momento mais difícil para outras empresas, nós conseguimos manter um bom desempenho", comemora. O valor do tíquete médio segue em curva ascendente. "Em 2014, foi de R$ 176,28, alta de 7,7% sobre o ano anterior, e continua crescendo." No comércio eletrônico, a Renner tem perspectiva de vendas que devem responder por 3% a 4% da receita dentro de cinco anos.


Segundo especialistas, a aposta tem tudo para dar certo. Marcelo Prado, diretor do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (Iemi), afirma que varejistas de moda com operação on-line podem obter resultados mais favoráveis, dada a tendência dos consumidores de comprar cada vez mais produtos pela internet. De acordo com dados da ebit, empresa de pesquisas sobre o comércio eletrônico, o ramo de moda e acessórios é o que gera maior volume de vendas na internet, respondendo por 18% das transações on-line.


A economia enfraquecida também não desestimulou a rede Riachuelo de levar adiante um plano de R$ 550 milhões em 2015, informa Flávio Rocha, presidente da companhia. A meta até 2019 é injetar entre R$ 2 bilhões a R$ 2,5 bilhões e dobrar o número de lojas, para 500 unidades. Para este ano, o projeto é abrir 37 novas unidades.


A Forever21, com sede em Los Angeles, abriu sua primeira loja em março de 2014 no shopping Morumbi, em São Paulo. "A mais recente inauguração no Brasil foi no Outlet Premium, em Itupeva (SP), no final de junho", informa a assessoria de comunicação. Embora avessa a números, a Forever21 não esconde que até o final do ano prevê pelo menos mais 10 lojas, em cidades como Recife, Sorocaba, Niterói, Manaus e também no Bossa Nova Mall, novo empreendimento na capital carioca.


Ainda segundo a assessoria, a companhia "precifica os produtos com base no contexto de cada mercado". "Nossa meta é prover qualidade e valor a nossos consumidores, enquanto continuamos a operar nosso negócio com rentabilidade", completa.


Levantamento feito pelo Serasa mostra que as vendas do varejo para o Dia das Mães caíram 2,6%, enquanto nos shopping centers houve um incremento entre 0,5% e 1%. Apesar de tímido, não deixa de ser uma boa notícia para os grandes varejistas que têm a maioria de suas lojas instaladas nos shoppings.


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