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Valor Online ( Empresa ) - SP - Brasil - 16-07-2015 - 09:56 -   Notícia original Link para notícia
Tráfego em baixa aciona as liquidações

Como todo setor varejista, os shoppings têm constatado uma queda no fluxo de consumidores que chegou a 0,7% em junho comparado ao mês anterior, segundo o Índice de Consumo do Varejo (ICV) da Virtual Gate, empresa que mede o fluxo de consumidores para a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). Embora essa redução aparente ser pequena, a comparação entre junho deste ano e o mesmo mês de 2014 mostra 7,4% a menos na circulação de pessoas. Ou seja: foi aberta a temporada de liquidações.


"As liquidações são iniciativas independentes dos lojistas, que conciliam vários fatores em função do estoque", explica a gerente de marketing do Shopping Eldorado de São Paulo, Angélica Godinho. As mudanças de estação são ocasiões certeiras para as promoções de renovação de estoque. "São as liquidações que chamamos de sunrise, primavera-verão, e sunset, outono-inverno, que sempre trazem resultados muito positivos. Na sunrise do ano passado, as vendas cresceram em média 9,7%, mas tivemos lojas que atingiram 200% a mais", conta a gerente.


As lojas que mais fazem liquidações são as do segmento de vestuário, lembra o diretor de shopping centers da Cyrela Commercial Properties (CCP), José Roberto Voso, que administra sete shoppings em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pará. Mas não existe uma regra que defina como as liquidações devem ser feitas. "Numa situação atípica de mercado, as liquidações podem, sim, assumir um significado diferenciado", diz.


"O consumidor de shopping sempre está em busca de boas oportunidades", define Voso.


Tradicional nos seis shoppings do grupo Partage localizados em cinco Estados (Rio de Janeiro, Paraíba, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Pará), o Mega Saldão consegue manter um crescimento médio histórico de 15% nas vendas desde 2010, em dois finais de semana por ano, em janeiro e em julho/agosto. "Os lojistas criam um ambiente casual, como uma grande feira, com araras [onde são penduradas confecções] e box com produtos em oferta", descreve a diretora de marketing do Partage, Roberta Veloso. No ano passado os shoppings da rede tiveram um Mega Saldão extra das lojas que trabalham com eletrodomésticos e eletroportáteis com o mesmo sucesso, para aproveitar o fim da redução no IPI.


Caso de grande sucesso no ano passado em todo comércio do país, a Black Friday promete repetir o alcance em 2015. No Shopping Eldorado em São Paulo as vendas aumentaram 18% em três dias de liquidação em 2014. Em alguns segmentos dos shoppings, o crescimento chegou a 40%, conforme dados do ICV da Virtual Gate.


"Em muitos casos o sucesso só não foi maior porque os lojistas não tinham estrutura para suportar o aumento de clientes, como vendedores para atender e mais agilidade na emissão dos cupons fiscais", avalia o diretor de relações institucionais da empresa, Caio Camargo.


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